Teresa de Jesús Bacq
Elizabeth Bacq nasceu em Paris em 16 de setembro de 1825. Ela nasceu e foi criada como luterana. Aos 14 anos, ela se converteu ao catolicismo e foi batizada em 31 de maio de 1839. Nesse dia, ela confiou sua pureza em um voto à Santíssima Virgem Maria em Notre Dame. Ela queria se tornar religiosa. Ela tentou em três congregações diferentes.
Não satisfeita, ela foi até o bispo de Nancy, Charles Martial A. Lavigerie, que foi seu guia espiritual e que a incentivou a fundar um instituto religioso. Com o nome de Damas de Maria, ela formou uma comunidade em Nancy. Um ano depois, em 8 de dezembro de 1865, tornou-se Irmãs da Assunção de Nossa Senhora.
Depois de vários anos de trabalho árduo e grande sofrimento, a conselho do Cardeal Lavigerie, Teresa optou pela Ordem das Mercês, que ela considerou semelhante por seu espírito de caridade e devoção a Maria. Solicitou a incorporação na Ordem e o Padre Valenzuela admitiu as irmãs no dia 4 de abril de 1887, com o nome de Irmãs de Nossa Senhora das Mercês. Teresa morreu em Paris, para onde fora em busca de ajuda para o seu instituto.
Morreu sozinha em um pobre quarto de hospital e longe das filhas, no dia 2 de junho de 1896. Sua vida, cheia de amor a Deus, Maria e os pobres, foi marcada por contratempos, incompreensões, sofrimentos e grandes adversidades. Em tudo isso, Teresa viu a vontade de Deus. Vivendo em união com Deus, ela amou a cruz e sempre aceitou sacrifícios. Sua esperança indomável e seu desejo de salvar almas a sustentaram. O processo de beatificação diocesana, iniciado em Roma, foi concluído em 30 de junho de 1994.