Dia Nacional do Livro: porque celebrar essa data?

Categorias: Blog Escola N S das Merces Blog Escola PIO XII e PIO XII Merces

Dia Nacional do Livro: porque celebrar essa data?

O livro é tão importante que tem o dia de sua comemoração: 29 de outubro! Mas você sabe o porquê deste dia tão especial? Vamos recordar a história da chegada da Família real ao Brasil, em 1805, em fuga da invasão francesa a Portugal.

Então, com a mudança da realeza para a colônia, abriu-se, em 1810, a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, com os livros trazidos de Portugal, já que Dom João possuía um acervo enorme de livros em Portugal.

Mas hoje o livro não é privilégio de alguns como no tempo do Brasil colônia. Muito pelo contrário: ele é um recurso de aprendizagem, um instrumento de trabalho, um comunicador de fatos, um guardião da história e até um “amante” como diz Clarice Lispector.

Por isso, vamos honrar o livro com esse post e conhecer um pouco de sua história e importância. Desde já, faça memória dos livros que mudaram sua vida, porque, quando isso acontece, pessoas mudam o mundo.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso!

Com a facilidade de manusear um livro hoje a gente nem  imagina como essa história começou. Na verdade, os primeiros registros gráficos aconteceram em “papiro” que era uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta e que possibilitava a escrita.

Com o tempo, essa técnica foi substituída pelo pergaminho, feito de pele animal, costurado, logo era bem resistente. Na idade média, chegou o papel e nasceram os livros. Mas a grande mudança aconteceu em 1455 quando o alemão Gutenberg criou uma prensa.

Ou seja, uma técnica que reproduzia letras e símbolos em alto relevo no metal. Isso provocou uma imensa evolução que se espalhou pela Europa e todo o mundo. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia, em latim, contendo 1.282 páginas.

Já no Brasil, o primeiro livro impresso foi “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Assim, começaram as publicações, as notícias de jornal e as bibliotecas; os formatos dos livros mudaram até alcançar o livro digital. 

O livro é nosso companheiro na estrada da vida

Já parou para pensar que sua vida está escrita no livro da vida? Tanto de forma literal como espiritual: o registro de nascimento é feito no livro e a vida se explica na Palavra de Deus para todos os que creem, ou seja, início, meio e fim temos a companhia de um livro.

Isto para falar da importância do livro na vida das pessoas e podemos elencar muitas utilidades para esse companheiro. Por exemplo:

  1. A saúde mental;
  2. O exercício da memória;
  3. O prazer que a leitura possibilita;
  4. O estímulo à imaginação;
  5. E o conhecimento sobre todas as coisas.

Esses são apenas alguns benefícios que o livro nos causa. É comum também achar que apenas os estudantes precisam da leitura por causa da escola e da universidade. Porém, o livro e a leitura são para todas as pessoas e produzem conhecimento em qualquer idade.

Portanto, podemos chamar o livro de “companheiro na estrada da vida”, porque simplesmente ele está presente em todos os momentos e lugares; quantos livros mudaram a história e a vida das pessoas… Logo, ele é indispensável ao nosso crescimento humano. 

Que tal começar uma nova amizade?

Quando falamos de livros, tratamos de leitura também e por que não começar uma nova amizade com esse companheiro na estrada da vida? Para isso, vamos sugerir algumas dicas simples, mas eficazes para quem deseja criar o hábito de ler.

  1. Escolha um livro do seu gosto, ou seja, com um assunto interessante, atrativo.
  2. Ande com o livro; leve para todos os lugares, porque dez minutos fazem uma leitura acontecer;
  3. Invista tempo; dedique um momento para cultivar a leitura. Não precisa começar com muito, mas insista e logo a leitura se tornará um hábito;
  4. Recomece com outro livro, caso a leitura não esteja interessante para você. Não há problema em escolher outro gênero, isso faz parte das descobertas.
  5. Não leia com sono! O livro é um amigo e não um fardo. Estabeleça compromisso com ele e trate-o como a uma pessoa: com atenção e carinho.

Agora, com essa nova amizade, é possível ser exemplo para outros; surgirão novos assuntos nas conversas entre amigos; as palavras irão fluir, porque o vocabulário aumenta e aproveite para presentear alguém como um bom livro e contribuir com a cultura da leitura.

“Livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo” (autor desconhecido)

Quem disse essa frase foi feliz em sua colocação. De fato, a transformação do coração passa pela tomada de consciência sobre o que mudar para melhorar a nossa vida, e um bom livro favorece isso. Portanto, vamos dar três sugestões que podem ajudar sua vida:

#1 Obra literária “Ser de Deus é Rentável?” O Poder da Fé na Vida do Empreendedor – escrito por Frei Rogério – religioso mercedário. O livro traz fé e esperança para empreendedores que podem ser qualquer um de nós. Segundo o frei, “Empreender é um ato de fé por natureza. É iniciar um negócio sem ter todas as garantias que vai dar certo. É crer sem ver. Isso é fé!” 

#2 O livro: Os Bispos Mercedários no Piauí de Frei Fernando Cascón – religioso mercedário. Com uma narração emocionante, o frei fala sobre a trajetória da evangelização mercedária no Piauí e atuação dos bispos junto ao povo de Deus.

#3 O livro Voto de sangue: a jornada de um jovem em busca de liberdade do Frei Elionaldo Ecione e Silva – religioso mercedário. A partir de uma narrativa poética, o autor conta a história inspiradora de São Pedro Nolasco de uma forma simples e atual. 

Assim, é possível crescer na fé e conhecer a história de pessoas que dedicaram suas vidas pelo bem de tantos.

Precisando superar a dificuldade com a matemática? Confira aqui