Blog

Dificuldade em matemática: como superar?

Categorias: Blog Blog Escola N S das Merces

Dificuldade em matemática: como superar?

O termo ‘dificuldade em matemática’ é quase um ditado popular de tão conhecido que ele é. Mas por que será? Tem como mudar esse pensamento? O que fazer, então? 

Vamos juntar as peças desse quebra-cabeça, montar um quadro mais agradável para o aprendizado dessa disciplina tão importante e comemorar o dia da Matemática – 06 de maio – com novas ideias de aprendizagem.

Por que dificuldade em matemática é tão comum

Podemos dizer que a dificuldade em matemática é uma realidade que passa de pai para filho, ou seja, essa história começa desde cedo. Às vezes os pais já sentem essa dificuldade e quando os filhos pedem ajuda, eles dizem: nunca gostei de matemática!

Se uma criança escuta essa resposta, é natural que ela comece também a sentir dificuldade, principalmente se não pode contar com os pais para resolver os exercícios. 

Então, o melhor caminho é dizer ao filho(a) que ninguém vive sem a matemática, porque ela está em tudo e nas situações mais simples da vida.

Não podemos negar que a matemática é desafiante, mas não é um bicho de sete cabeças. Outro fator que estimula a dificuldade em matemática são os termos, a linguagem utilizada e por vezes a didática do professor em sala de aula. Por isso é importante conversar com o filho(a) para saber qual a relação dele com a disciplina e com o professor.

Há ainda um mito de que só os inteligentes aprendem matemática. E quando a criança tem alguma dificuldade, se acha incapaz, isso logo afeta a autoestima. Essa história não é verdade. Ninguém nasce sabendo, até os mais inteligentes tiveram que estudar.

Por fim, pode acontecer que o estudante tenha problemas de aprendizado ou dificuldade de visão ou audição. Nestes casos, a investigação e a paciência são as soluções, porque cada um tem um tempo e um ritmo diferente para aprender. 

Dicas para superar a dificuldade com a matemática

O primeiro passo para enfrentar a dificuldade em matemática é fazer o caminho contrário dos medrosos: reconhecer que a disciplina é importante, ela está a nosso serviço e nos ajudará na vida prática, mesmo que não sejamos profissionais da área. 

Mesmo porque os alunos precisam de senso numérico. Essa compreensão é o pontapé para muitas outras disciplinas na área de exatas, como também a matemática é a base para o raciocínio lógico, que impacta na habilidade de resolver problemas em várias situações da vida cotidiana.

Dada a importância da disciplina, observe e acompanhe o desenvolvimento do seu filho. E se, por acaso, ele apresentar dificuldades em matemática, respire fundo e não transforme isso em um problema, mas em um caminho a ser superado. Afinal, os obstáculos no aprendizado são temperos para o crescimento.

Agora, algumas dicas para facilitar esse caminho

Dicas para os pais:

  • Construa uma imagem positiva da disciplina, apresentando como ela é fundamental para a compreensão de nosso mundo e o avanço da humanidade. Esse é o primeiro passo para mudar o foco do problema para a solução. Na prática, aproveite oportunidades como pagamentos, compras, supermercado, para explicar o cálculo dos números;
  • Use métodos lúdicos para aprender, com atividades divertidas e interativas para fazer dos números parceiros de brincadeiras; jogos educativos são uma ótima maneira de ajudar o aluno a superar a dificuldade em matemática básica. Aplique esse método desde criança.
  • Aproveite os jogos ou games, não tenha medo da tecnologia, quando bem orientada, ela é uma aliada para superar a dificuldade em matemática. 
  • Há uma grande gama de opções de sites, aplicativos e conteúdos disponíveis na internet focados na proposição e resolução de problemas matemáticos, tornando o aprendizado mais fácil e interativo.
  • Estude com seu filho(a): os primeiros passos da matemática são simples, porém são a base para tudo que vem depois! Então não é difícil ensinar aos pequeninos estruturas e expressões dos anos iniciais. Mas se isso acontecer, há outras formas de resolver.
  • Conte com ajuda de alguém especializado: se os pais não têm tempo ou familiaridade com a matemática, um professor de reforço ajuda a tranquilizar essa situação. O professor é um ótimo mediador, ele tem capacitação para isso e a criança se sentirá mais à vontade para tirar as dúvidas.

Dicas para os alunos:

  • Tenha um cofrinho – mexer com dinheiro motiva a aprendizagem dos cálculos e é um forma de esquecer a dificuldade em matemática. Juntar dinheiro ou moedas, contar, trocar, comprar, tudo isso estimula o senso numérico e alimenta a intenção de crescer nas operações, porque vai somar, subtrair, multiplicar, entre outras.
  • Estude com outras crianças – estudar em grupo ajuda em muitos aspectos, não é diferente quando se tem dificuldade em matemática. Ao contrário, perde-se a vergonha, aumenta as amizades, e aprende-se mais quando se ensina a alguém.  
  • Pratique – essa dica não pode faltar! Não se aprende nada sem praticar, apenas ouvindo  a explicação do professor em sala de aula. E esse conselho é sempre atual: quanto mais você pratica, mais você aprende. E se você tem muita dificuldade em matemática, comece do início, domine conceitos básicos, não tenha vergonha de praticar frações, equações de 1º grau, nem contas mais simples. Com o tempo, logo o que era difícil se torna prazeroso.
  • Assista a filmes e aulas que falem sobre o assunto – Os canais de filmes têm muitas histórias interessantes sobre os matemáticos e suas descobertas. Vale a pena assistir e conhecer, até eles chegarem a uma conclusão: não foi fácil. Da mesma forma, o Youtube tem muitas aulas sobre assuntos desafiadores da matemática, então faça consultas que ajudem a aprender melhor.

Há outras dicas, mas coloque em prática pelo menos três dessas com perseverança e o resultado será positivo. Por fim, cada um tem a liberdade de descobrir o seu melhor jeito de estudar-aprender, não há um único método para todos, mas todos podem descobrir um novo jeito de aprender.

Educação Mercedária, um caminho de libertação das dificuldades!

A escola Mercedária é um fruto do carisma da Ordem Mercedária. Uma família religiosa que busca levar à pessoa humana a proposta do Evangelho como remédio contra as escravidões modernas que impedem o homem de ser fraterno, solidário e protagonista de um mundo novo.

Portanto, para a Ordem Mercedária educar é uma missão! E para isso, a escola investe em um processo permanente e continuado através de vários recursos educativos que possibilitam ao indivíduo o pleno desenvolvimento de seus potenciais. 

E esse processo transformador se inicia no âmbito familiar, e tem na escola espaço privilegiado, uma vez que nela se promove continuamente a transmissão, construção e desenvolvimento de conhecimentos, culturas e valores para a formação dos indivíduos. 

Como metodologia, adotamos a ideia de aprendizagem significativa, valorizando o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para a construção de novos referenciais. Além disso, levamos em conta qualquer desafio como oportunidade para aprender melhor.

Se a família é o suporte para a educação, a escola é a extensão desse suporte. O lugar onde se aprende a trabalhar as dificuldades das disciplinas, dos relacionamentos e as exigências da sociedade, tudo com muita atenção e zelo.

Portanto, estamos dispostos a ajudar! Conte conosco! 

Este também é um bom conteúdo para você: 5 sinais de que você precisa de uma escola infantil católica