A inclusão escolar de alunos com deficiência

Categorias: Blog Escola N S das Merces Blog Escola PIO XII e PIO XII Merces

A inclusão escolar de alunos com deficiência

Uma pesquisa recente realizada por uma revista sobre educação revelou que apenas 4 em cada 10 alunos com deficiência participam efetivamente das aulas.

Isso se deve a muitos fatores, desde a estrutura física insuficiente nas escolas, a falta de atendimento especializado, carência de professores qualificados, como ao preconceito enfrentado pelos alunos com deficiência.

Mas, isso não significa que não houve conquistas ao longo dos anos. Inclusive, o dia Internacional da Pessoa com deficiência é uma delas! Essa data existe para reforçar a necessidade de visibilidade e políticas públicas adequadas às pessoas com deficiência.

Por outro lado, há ainda muito pela frente, muitas batalhas a serem vencidas!

Uma ação que não pode parar é a conscientização sobre essa realidade! Para isso, este post traz mais informações sobre esse tema, confira!

Quem são os alunos com deficiência

Alunos com deficiência são antes de tudo pessoas com deficiência (PCD)! Isso significa que eles precisam de um acompanhamento diferenciado, e com muito amor!

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI: 

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Ou seja, é aquela que enfrenta limitações ou incapacidades para realizar atividades e necessita de suporte que envolva ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde para sua inclusão na sociedade como um todo.

E o primeiro suporte é a própria legislação que precisa garantir e promover, “em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Inclusão escolar e os alunos com deficiência

A legislação educacional brasileira trabalha com a inclusão dos alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Em outras palavras, as escolas precisam garantir o funcionamento dessa lei, sejam elas públicas ou privadas.

A inclusão dos alunos com deficiência não se limita a acolhê-los, mas exige estrutura, postura, ações pedagógicas e sócio emocionais por parte da escola. Essas atitudes criam um ambiente educacional onde todos os alunos aprendem e se desenvolvem juntos.

Quanto à estrutura, falamos sobre acessibilidade, mobiliário, tecnologias próprias etc; professores com formação própria, que entendam a linguagem de sinais etc; um currículo que trate da diversidade e projetos que envolvam todos os alunos sem discriminação.

Além disso, a inclusão faz parte do processo de universalização da educação. Ela se caracteriza por princípios que visam à aceitação das diferenças individuais e a valorização de cada pessoa, logo é fundamental um trabalho escolar que alcance essa meta.

Escola e família unidos pela inclusão

O processo de inclusão dos alunos com deficiência pede ações em conjunto da família, escola e dos órgãos responsáveis pelas políticas públicas. A família é o lugar do vínculo afetivo, o principal alicerce para esse aluno, e a primeira responsável para conduzi-lo até o ambiente escolar.

Quanto à escola, precisa acolher a família junto com os alunos com deficiência e envolvê-los em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Mas que iniciativas os aproximam? Vamos citar algumas:

  • Palestras sobre o tema da inclusão;
  • Eventos educativos com a participação dos pais;
  • A construção de um projeto juntos para que as experiências sejam aproveitadas e compartilhadas;
  • Espaço de diálogo com outros pais;
  • Entre outros.

Rubem Alves diz que a tarefa mais importante do educador é celebrar paixões, acreditar nos sonhos e cultivar jardins. Sendo assim, escola e família juntas são promotoras de sonhos e responsáveis por cuidar do imenso jardim que se forma com a inclusão.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora todo dia 03 de dezembro. A data tem como objetivo principal visibilizar a luta por uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes.

De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência, física ou intelectual, sendo que 80% delas estão em países em desenvolvimento. Mas essa mobilização precisa de uma repercussão mundial. 

Sem falar que essa comemoração é importante para que todos saibam que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas, mas possuem direitos e deveres assegurados, como também a mesma oportunidade de colocação no mercado de trabalho.

Portanto, o reconhecimento da pessoa com deficiência ajuda a preparar melhor o espaço nas escolas para os alunos com deficiência e ao final todos serão sujeitos de uma sociedade mais participativa e solidária.

Colégio Mercedário: acolhimento e inclusão!

No Colégio Mercedário, valorizamos e celebramos a diversidade em todas as suas formas. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reafirmamos nosso compromisso inabalável com a inclusão e a aceitação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas.

Em outras palavras, acreditamos firmemente que cada indivíduo traz consigo um conjunto único de talentos e potenciais, e é nossa missão proporcionar um ambiente acolhedor, onde cada estudante se sinta valorizado, respeitado e capacitado a prosperar.

Dessa forma, o Colégio Mercedário acredita que a verdadeira educação vai além dos livros, e reside na aceitação e no respeito mútuo, preparando nossos alunos para se tornarem cidadãos inclusivos e compassivos em um mundo diversificado.

Por isso, estamos comprometidos em criar um ambiente que estimule a aprendizagem de todos e desejamos que você faça parte dessa jornada conosco:

Agende agora uma visita ao Colégio Mercedário.