Blog

Conheça as ações missionárias dos Mercedários

Categorias: Blog Blog Destaque

Conheça as ações missionárias dos Mercedários

As ações missionárias dos Mercedários têm sua força nesta passagem bíblica:

“Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”.”(cf.Jo.20,21).

Mas o que significa missão para a Igreja e qual a sua importância para uma Ordem religiosa?

Antes de Jesus subir aos céus, Ele enviou os apóstolos para continuar a anunciar ao mundo o plano do Pai: a salvação do gênero humano.

Dessa forma, o envio do Mestre e a força do Espírito Santo em Pentecostes, os apóstolos seguiram com o anúncio do evangelho.

Porém, hoje, essa responsabilidade se estendeu à vida de cada batizado, pastoral, movimento e Ordem religiosa.

Portanto, à missão da Igreja se unem todos aqueles que desejam tornar Cristo amado e conhecido, e  as ações missionárias dos Mercedários são parte dessa contribuição!

Vamos, então, conhecê-las e bendizer a Deus por tantas vidas salvas através delas. Confira!


A seta para as ações missionárias dos Mercedários


O Espírito Santo de Deus sempre encontra uma forma de atualizar o evangelho no mundo, e para isso, ele sabe com quem pode contar! Dessa forma, ele encontrou no coração de Pedro Nolasco a disponibilidade para começar uma obra bem específica.

Vale a pena lembrar, que a primeira inspiração de Pedro Nolasco aconteceu através do contato dele com os aprisionados pelos mouros como escravos para trabalhar na África.

E, então, Nolasco começou a pagar pela libertação deles, mas a Providência Divina já lhe reservava algo muito maior.

Assim, nasceu, no século XVIII, a Ordem Mercedária, uma família religiosa que traz o carisma do seu fundador – São Pedro Nolasco – e a missão de anunciar a libertação a todos os cativos, seja do corpo ou da alma.

Dessa forma, a Ordem Mercedária, ao longo de oito séculos, vem contribuindo com a edificação do reino de Deus através de suas ações missionárias.

E a primeira delas é levar a experiência de Deus ao coração de cada pessoa humana.

O Redentor nas ações missionárias dos Mercedários


Mas por onde começa a missão? A partir da acolhida do anúncio do evangelho em primeira pessoa.

Ou seja, quando cada um acolhe a palavra, a oração, a presença de Cristo nos sacramentos e faz seu caminho de retorno ao Amor de Deus.

Portanto, a missão começa com a busca pela conversão pessoal. No entanto, quem sempre tem a primeira iniciativa é Deus, como nos diz São João:

“Deus nos amou primeiro” (cf. I jo.4,19).

E há o momento de esse encontro amoroso se transformar em vocação.

Dessa forma, a primeira ação missionária dos Mercedários é o anúncio de Cristo com a própria vida!

E você sabia que os Mercedários fazem um quarto voto de redenção? Para dizer que estão dispostos a dar a própria vida pela salvação do outro.

Para os Mercedários, o Redentor é o centro do movimento espiritual em suas vidas e Ele traz a mensagem do Pai que os move: o amor misericordioso e toda obra redentora em favor de cada ser humano. 

Logo, o carisma Mercedário de libertar os cativos se une à obra redentora do Salvador que deseja a liberdade de seus filhos e filhas, além de que a Virgem Maria tem uma grande participação nessa obra de evangelização.

A estrela das ações missionárias mercedárias

A Virgem Maria, a Senhora das Mercês,  é a estrela que nos guia ao encontro com o seu filho Jesus.

Não é à toa que ela recebeu o título de “Estrela da nova evangelização”, porque ela nos aponta sempre o Cristo, logo não existe anúncio do reino sem passar por Ela.

De fato, Deus quis assim quando fez nascer a Ordem Mercedária, porque a visão que São Nolasco teve com a Virgem Maria foi decisiva para ele levar adiante a nova fundação em favor dos cativos. Dessa forma foi colocada, sobre a proteção e os cuidados de Nossa Senhora, com título de Mercês, todas as obras mercedárias. 

Leia também: Por que o título à Nossa Senhora das Mercês?

As ações missionárias dos Mercedários têm uma Mãe misericordiosa e atenta às necessidades de seus filhos, prova disso são as ajudas recebidas, desde o início da Ordem, que eram dadas em honra a Nossa Senhora.

Agora, a experiência, o carisma, a espiritualidade e a missão foram ganhando forma ao longo dos anos e, hoje, as ações missionárias dos Mercedários é vista no rosto de cada pessoa alcançada e beneficiada por essa obra.

Vamos conhecer!

Ações missionárias dos Mercedários

A missão de um Mercedário é comunicar a libertação a toda pessoa humana e esse anúncio acontece de diversas formas, vamos elencar as principais.

As paróquias 

A paróquia é o lugar da comunidade, dos irmãos, dos filhos (as) de Deus. E para o Mercedário, ela é lugar do encontro, do serviço, da celebração dos sacramentos, da liturgia, e a oportunidade de refletir o compromisso redentor da Trindade com o povo de Deus; o lugar da missão por excelência.

Atualmente, eles estão presentes em 4 continentes, 22 países e 152 comunidades.

As escolas 

As Escolas Mercedárias são espaços de promoção de valores humanos e evangélicos, e um meio de formar cidadãos e cristãos livres dos cativeiros modernos.

Assim, a Ordem pensa e atua nesses ambientes promovendo uma educação libertadora que atinja todas as realidade sociais e econômicas, buscando uma resposta criativa e concreta para cada realidade.

Leia mais: A importância dos relacionamentos familiares para a educação católica

A pastoral penitenciária 

A pastoral penitenciária é uma ação que se aproxima muito do carisma de São Pedro Nolasco, porém dentro de uma outra realidade.

Por isso, os Mercedários atuam nas penitenciárias prestando um serviço integral: para quem está preso, sua família, para os trabalhadores dos presídios, como também favorece e acompanha a inserção dos libertos na sociedade.

As casas de acolhida 

As casas são locais de hospitalidade para pessoas com diferentes necessidades.

Portanto, a falta de casa, resgate da dignidade: imigrantes, viciados, moradores de rua, mulheres e/ou famílias vítimas de violência de género ou tráfico de seres humanos e outros flagelos que atacam a pós-modernidade.

Assim, elas encontram nas casas de acolhida um amparo e apoio necessários para enfrentar as fatalidades da vida.

Os projetos educativos e sociais 

Os projetos atuam em diversas áreas, desde creches até recuperação de dependentes químicos e têm por objetivo trabalhar a consciência do povo diante de seus direitos e das situações de exploração, seja cultural, social ou econômica.

Assim, as ações missionárias Mercedárias visam incentivar nas pessoas o protagonismo de projetos; o fortalecimento de sua autoestima e a recuperação de suas histórias de vida.

Conheça o Recanto Mercê

Os Migrantes e refugiados 

Em resposta ao evangelho que diz: “Eu era estrangeiro e você me acolheu” e ao convite misericordioso do Pai, os Mercedários atuam junto ao irmãos migrantes e refugiados através do acolhimento, promoção da justiça, garantindo proteção e inclusão em diversas situações de vulnerabilidade.

Com cuidado redentor, os Mercedários procuram, por meio da ação pastoral, também atender a saúde psicológica, social e espiritual das pessoas com o propósito de buscar a recuperação integral da dignidade humana.

Os Centros de espiritualidade 

As casas de espiritualidade Mercedária são presenças pastorais que tornam visíveis, de maneira especial e concreta, a missão redentora entre religiosos e leigos.

Logo, são coordenados e animados pelos religiosos Mercedários, com a ajuda de leigos que se identificam e pertencem à Ordem.

Estas áreas tornam presente o carisma redentor através de várias dimensões: culturais, espirituais,  sociais, educacionais e outros.

Por fim, se a vida e a missão falam de Cristo Redentor e de sua Mãe, a Senhora das Mercês, então estamos no caminho certo. Venha conhecer de perto o que relatamos neste post.