Blog

São Pedro Armengol: o Padroeiro dos jovens em perigo

Categorias: Blog Blog Destaque

São Pedro Armengol: o Padroeiro dos jovens em perigo

São Pedro Armengol é uma prova da Misericórdia Divina em favor de seus filhos, em qualquer situação, lugar e época. Já ouviu falar dele?

De nobre, passou a ladrão, até que um dia se viu assaltando o próprio pai! E assim como São Paulo sofreu uma queda, Pedro também caiu em si e percebeu o mal que estava praticando.

Porém, Deus tem seus planos e não precisa de ninguém para realizá-los, mas gosta de contar conosco. Assim aconteceu com o jovem Armengol que recebeu o socorro de Nossa Senhora das Mercês através dos Mercedários e transformou o rumo de sua história.

Conheça o que Deus fez por ele e deixe-se impactar por esta surpreendente história de santidade. 

São Pedro Armengol – de nobre a assaltante!

São Pedro Armengol é natural da Catalunha – Espanha e viveu em meados do século XIII. Seus pais eram nobres e tinham amizade com o rei de Aragão, o soberano daquela região ibérica. O jovem Pedro cresceu em meio a riquezas, palácios, festas e alta nobreza.

No entanto, o clima favorável não permaneceu na vida de Pedro. À medida que cresceu, envolveu-se com más companhias que o levaram a uma vida de bandidagem, a tal ponto que ele abandonou sua casa, o conforto e a educação católica que recebeu de seus pais. 

Apesar de todos os esforços que seus pais fizeram para impedir seus maus vícios, ele não parou e chegou ao fundo do poço, tornando-se chefe de uma quadrilha de assaltantes de estrada, procurados pela polícia.

Mas a misericórdia de Deus nunca abandona seus filhos, principalmente diante do apelo de uma mãe! Essa mãe é a Virgem Maria que já o esperava e preparava o caminho da vontade de Deus para São Pedro Armengol.

São Pedro Armengol e o poder da graça divina

Conta a história que ele estava um dia andando pelo mato com seus companheiros e ouviu um som de clarim, típico instrumento da Corte. Então, encontrou uma nova oportunidade de assaltar um nobre, mas, para sua surpresa, quem estava na carruagem era seu próprio pai.

Esse fato transformou sua vida! Pedro ficou envergonhado, pediu perdão ao pai e deixou a vida que levava. Depois encontrou-se com a misericórdia de Deus quando se confessou com um religioso mercedário e começou uma nova jornada de santidade em sua vida.

Desperta mais uma vocação mercedária

São Pedro Armengol encontrou-se com sua vocação e pediu para entrar na Ordem Mercedária, cujo carisma era libertar os cativos da escravidão dos mouros, que viviam sequestrando cristãos para trabalharem em suas terras como escravos.

Então, essa tornou-se a vida que o santo homem abraçou! Em obediência à voz de Deus, ele passou muitos anos no norte da África resgatando a vida dos cristãos. Quando já voltava para Espanha, ofereceu-se para resgatar 137 jovens cristãos presos pelos mouros.

A missão dos Mercedários era, muitas vezes, um ato de heroísmo, porque quando eles não conseguiam o dinheiro do resgate dos cristãos, se ofereciam para ficar no lugar deles até que o valor fosse arrecadado e enviado aos mouros. Apenas o amor realiza essas ações!

Assim se deu com o santo: a quantia era tão alta que apenas na Espanha era possível conseguir e ele, então, ficou no lugar dos jovens sem hesitar até que o valor fosse levantado. No entanto, os mouros colocaram um prazo para o pagamento ou o religioso seria enforcado.

“A mesma Soberana Rainha me susteve com suas santíssimas mãos”

A Providência Divina escreve certo em nossas linhas tortas. Com o fim do prazo do pagamento, os sequestradores enforcaram São Pedro Armengol e, pouco tempo depois, o navio chegou com o dinheiro do resgate. 

Quando os religiosos mercedários perguntaram por Pedro, ouviram a resposta: “Tarde demais. Faz três dias que o enforcamos”. Os frades então foram buscar o corpo do irmão para sepultá-lo com dignidade. 

Ao chegarem ao local, houve uma grande surpresa: encontraram Frei Pedro pendurado na forca e vivo, embora estivesse pálido como um cadáver. Ocorrera um verdadeiro milagre!  Quando pôde falar, o santo disse: 

“A Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, pediu a seu Santíssimo Filho a conservação de minha vida, e conseguido este favor, a mesma Soberana Rainha me susteve com suas santíssimas mãos, para que com o peso do corpo não me afogasse na corda que estava suspenso”.

Padroeiro dos jovens em perigo!

Após esse milagre, São Pedro Armengol voltou à Espanha e foi viver em um convento dedicado a Nossa Senhora dos Prados, na Espanha. Sua vida tornou-se modelo de santidade e confiança absoluta em Deus e em sua Mãe – a Virgem das Mercês.

E com a Santa Mãe de Deus encontrou-se definitivamente no dia 27 de abril de 1277, após uma grave enfermidade. Não escreveu livros, mas escreveu na história com sua vida a fidelidade a Deus, a intimidade e a confiança na Virgem Maria.

Para os jovens de qualquer época, São Pedro Armengol é um grande intercessor para orientar nas decisões, livrar-se das más amizades, sair do fundo do poço, libertar-se da escravidão moderna e ajudar nos caminhos de Deus! 

Por isso, rezemos a ele e a Virgem das Mercês para que os jovens encontrem a misericórdia de Deus assim como esse santo homem, porque para Deus nada é impossível.

Você já se fez esta pergunta: Chamado vocacional: existe um para mim?