Categorias: Blog Blog Destaque
7 curiosidades sobre São Raimundo Nonato que você precisa conhecer
São Raimundo Nonato é um santo muito popular. A sua fama se espalhou ainda em vida, em uma época muito difícil para a evangelização, por causa da perseguição dos mouros aos cristãos, entre os séculos XIII e XIV.
Acima de tudo, a sua vida foi repleta de heroísmo e santidade, de profunda oração, humildade, obediência e coragem em pregar a Palavra de Deus sob quaisquer circunstância. Porém, o fato mais marcante de sua história é que Nonato quase não nasceu!
Aliás, a origem do seu nome, “Nonato”, que vem do latim “non natus”, significa literalmente “não nascido”. Mas a Providência preparou tudo a tempo e trouxe ao mundo um filho, um sacerdote mercedário e um santo para a Igreja.
Então, vamos conhecer agora como São Raimundo Nonato nasceu e outras curiosidades sobre sua vida!
Curiosidades sobre São Raimundo Nonato
#1 Retirado vivo do ventre de sua mãe morta
O ano é 1200, quando sua mãe começa a sentir as dores do parto. Mas, por falta de ajuda, ela morreu antes de dar à luz ao filho. Porém, o milagre aconteceu pelas mãos do Visconde de Cardona, Raimundo de Folch, que abriu o ventre da mulher com uma faca e retirou a criança viva.
Por esse motivo, o seu nome é Nonato, que quer dizer não nascido, pois extraíram o pequeno vivo do corpo da mãe que morreu durante o parto. Esse fato deu a São Raimundo Nonato o título que segue.
#2 Padroeiro da parturientes
Como seu nascimento foi um grande milagre, o fato espalhou-se por toda a região na época, e hoje a Igreja celebra liturgicamente a sua memória no dia 31 de agosto. Por ter vivido tamanha graça desde o nascimento, São Raimundo Nonato tornou-se o padroeiro das mulheres grávidas, das parturientes, das parteiras e dos recém-nascidos.
#3 Ele ornava a imagem de Nossa Senhora com flores
São Raimundo Nonato foi uma criança dócil e amigo de Deus desde cedo. A história conta que ele gostava de ornamentar a imagem de Nossa Senhora com flores. Próxima à sua casa, havia uma capela dedicada a São Nicolau.
Com frequência, Nonato escapava das tarefas para rezar lá e levar grinaldas de flores silvestres para enfeitar o Menino Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria, por quem ele tinha uma imensa devoção.
#4 O Pai de Raimundo Nonato o encontrou em êxtase
O santo viveu em uma pequena propriedade rural onde pastoreava o rebanho de seu pai. Um dia seus amigos contaram ao pai de São Raimundo Nonato que ele tinha abandonado o rebanho.
O pai logo foi fiscalizar a situação, mas foi surpreendido com a imagem de Nonato, em êxtase, diante da imagem da Virgem Maria. Ao mesmo tempo, percebeu que as ovelhas voltaram ao redil, guiadas por um pastor que reluzia como o sol, semelhante a um anjo.
#5 Professou seus votos aos 18 anos
Após vencer a resistência de seu pai, que não o queria religioso, São Raimundo entrou na Ordem Mercedária e fez a profissão religiosa, com apenas 18 anos. Logo depois, Raimundo Nonato foi enviado para Barcelona para continuar se dedicando aos estudos eclesiásticos.
Foi então aos 22 anos de idade, que Nonato tornou-se Sacerdote em Barcelona e, a partir daí, amadureceu em seu coração o desejo de viver o carisma mercedário em plenitude, doando sua vida pela libertação dos cristãos feitos escravos pelos mulçumanos.
#6 Raimundo Nonato evangelizou na Argélia
Seu desejo missionário formou nele um coração totalmente disponível. E, assim, partiu em missão para a Argélia, norte da África, a fim de resgatar cristãos das mãos dos muçulmanos; conseguiu libertar cento e cinquenta escravos e devolvê-los às suas famílias.
Quando faltou dinheiro para o resgate, ele se ofereceu como refém em troca da vida dos cristãos. No cativeiro, São Raimundo Nonato sofreu muitas torturas e humilhações. Mas não cessava de anunciar a Palavra de Deus e levar conforto aos necessitados.
#7 Teve os lábios presos por um cadeado
Por causa da sua ousadia evangelizadora, o santo tanto converteu muitas pessoas, o que incomodou os magistrados muçulmanos. E por causa disso teve seus lábios presos por um cadeado, que só era aberto quando ele se alimentava de uma ração dada aos presos.
#8 Foi nomeado Cardeal aos 39 anos!
Somente após oito meses de prisão, conseguiram resgatar Raimundo Nonato, que retornou para a Catalunha.
Além disso, a sua fama de santidade já havia se espalhado, e as pessoas se maravilhavam com a doçura e serenidade que o envolvia apesar de toda debilidade do corpo.
Em 1239, o Papa Bento XII nomeou Raimundo Nonato como Cardeal, aos 39 anos. Mas, com a saúde muito debilitada, faleceu no dia 31 de agosto de 1240. O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau, em que orava nos seus anos de pastor.
Suplique a intercessão desse grande santo!
“Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo Nonato anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”
Torne-se amigo deste grande santo: baixe gratuitamente o Devocionário de São Raimundo Nonato