Blog

Como saber se tenho vocação para ser padre e religioso?

Categorias: Blog Blog Destaque

Como saber se tenho vocação para ser padre e religioso?

Você sabia que os termos padre e religioso são vocações diferentes? Já viu algum religioso que não é padre? Ou padre que não é religioso? Pois é! Às vezes confundimos essas expressões e achamos que todo religioso é um sacerdote, quando nem sempre é!

Aprofunde este assunto neste post e descubra outras respostas sobre a vocação sacerdotal e religiosa.

Padre e religioso significam a mesma coisa?

Padre vem de pater no latim e significa pai. A paternidade espiritual é uma das características da vocação sacerdotal. Todo padre ou sacerdote é chamado a pastorear o povo de Deus com um zelo paterno assim como o Pai do céu cuida de seus filhos.

Já o religioso, enquanto vida consagrada, é a forma como são identificados os membros de uma congregação ou ordem religiosa. Por exemplo, os franciscanos, os carmelitas, os mercedários são religiosos que pertencem a uma família consagrada na Igreja. Eles também exercem a paternidade espiritual e ajudam na formação dos filhos de Deus.

Então, o religioso necessariamente está ligado a uma congregação ou ordem religiosa, já o padre tem a opção de ser diocesano ou religioso. Porém, tanto um quanto o outro são vocações, dons do Espírito Santo, e passam por um caminho de descoberta, discernimento e preparação vocacional.

No caso do padre diocesano, ele está ligado a uma Igreja particular, pertence à diocese e obedece ao seu bispo. Ele não professa votos como os religiosos, mas vive o celibato, obedece ao bispo e se dedica ao povo de Deus com intensidade.

Agora, o religioso pode também ser padre, depende do discernimento ao longo do caminho. Logo, o sacerdócio e a vida religiosa se unem em um só pessoa. Da mesma forma, o religioso não é obrigado ao sacerdócio na congregação, mas pode viver como irmão de todos.

Padre e religioso, um chamado ao celibato!

A vocação específica é um chamado, uma eleição divina que nos une mais ao Filho de Deus. Quem chama é sempre Deus; Ele tem a iniciativa. Diz São João que Deus nos amou primeiro e isso acontece em um chamado, porque o amor de Deus se antecipa e nos escolhe.

E padre e religioso são vocações muito unidas a Cristo porque eles imitam a vida de Jesus – o consagrado por excelência – totalmente entregue à missão que o Pai lhe confiou. E para isso, o Senhor não se casou, mas inaugurou o celibato, ou seja, viveu como solteiro. 

Por isso, tanto o padre como o religioso abraçam o celibato. Essa condição acompanha a vocação sacerdotal e religiosa de forma íntima. Quem abraça o celibato na Igreja o faz de coração livre e declara para todos que pertence unicamente ao Senhor e ao povo de Deus.

Logo, viver o celibato é ter um coração indiviso, amar a Deus acima de tudo e de todos; estar em intimidade com o Senhor, assumir a missão de anunciar o Reino para todos, ter pais, mães, irmãos em abundância e coloca-se totalmente disponível para a missão.

Leia também: Chamado vocacional: existe um para mim?

Os sinais de um chamado para ser Padre e religioso

Toda vocação é um mistério, uma revelação divina. É Deus quem diz a modalidade com a qual iremos servi-Lo, logo não escolhemos, mas somos escolhidos, e o belo é que há comunhão de vontades nesse processo, não há imposição, mas proposta da parte de Deus.

Mas como identificar a vocação religiosa e sacerdotal ao mesmo tempo? É preciso estar atento aos sinais. Não existe uma única forma, nem modelo, muito menos uma cartilha para entender o chamado de Deus, mas setas que mostram um caminho. 

Veja algumas delas:

* Desejo de consagrar-se inteiramente a Deus

Assim como Jesus e estar totalmente disponível para o Reino de Deus.

* Ter zelo pela salvação das almas

Precisa gostar das pessoas, estar com elas, procurar soluções para que elas também façam o encontro pessoal com o Senhor que salva.

* Disposição para abraçar os conselhos evangélicos

Viver a pobreza, a obediência e a castidade é estar livre para responder às exigências da vida consagrada e missionária. Mas é também um caminho de aprendizado, e o primeiro passo é a disposição para aprender.

* Gosto pela vida missionária

Jesus foi o missionário do Pai. Ele percorreu povoados, foi à sinagoga, visitou a casa dos apóstolos, comeu com os pecadores, foi a casamentos e velórios, porque em cada um desses lugares acontecia a vida das pessoas. Isso é a missão. 

* Ter uma vida profunda de oração

Quem deseja ser padre e religioso precisa praticar a oração e não apenas admirar, uma vez que ela é o combustível que fortalece a alma, nos livra das tentações e nos ajuda a identificar a voz do Senhor em meio aos ruídos do dia a dia.

* Um coração de pastor

O padre e o religioso são semelhanças do Bom Pastor, então se você tem um coração de pastor é bem provável que haja uma vocação brotando dentro de você.

* Gostar de pastorais e evangelizações

Todo padre e religioso tem na Igreja e no mundo seu campo de missão, e há muitas pastorais, movimentos, ações evangelizadoras e sociais acontecendo, ou seja, não é possível ficar fora dessas realidades.

* Ser apaixonado pelo sagrado

A paixão aqui não é um sentimento momentâneo, mas uma sedução divina que nos leva à entrega total da vida apesar dos sacrifícios e renúncias. O padre e o religioso são homens seduzidos pelo sagrado, seja o altar ou os sacramentos.

* Ser uma pessoa feliz!

Não há vocação sem felicidade, que é diferente de euforia. Felicidade é um estado de realização e não sucesso profissional. O padre e o religioso não são pessoas bem-sucedidas, nem uma estrela midiática, mas alguém feliz por dentro com a opção feita.

Para ser padre ou religioso, antes precisa percorrer um caminho!

Identificou-se com pelo menos 50% desse texto? Isso é um bom sinal! Ou melhor, é hora de se decidir por um caminho vocacional. E o primeiro passo começa com um acompanhamento espiritual, alguém maduro na fé que escute e aconselhe segundo o coração de Deus. 

Leia também: Você sabe o que é uma Ordem religiosa?

Com o acompanhamento, dá-se início ao discernimento vocacional. No momento oportuno, acontece a primeira experiência na congregação e uma jornada cheia de oração, estudo, missão e vida comunitária.

A partir do momento em que o vocacionado reconhece que ali é o seu lugar, as demais etapas vão acontecendo naturalmente. Claro que com muita dedicação pessoal, apoio comum e, sobretudo, com a graça divina, a primeira interessada em nós.

E neste meio, não falta a presença materna da Virgem Maria – a Senhora das Mercês – mãe da Igreja e mestra da vida espiritual. Desde já, consagramos a ela todas as vidas que se sentem atraídas pelo jeito que Jesus amou a humanidade e se entregou por ela.

Que tal descobrir o chamado que o Senhor tem para a sua vida? Seja um vocacionado na Ordem Mercedária