Blog

Chamado vocacional: existe um para mim?

Categorias: Blog Vocacional

Chamado vocacional: existe um para mim?

O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Quando isso aconteceu, Deus pensou em tudo! Inclusive em nosso perfil vocacional. 

Assim, Ele fez o homem dotado de muitas capacidades e colocou nele uma inclinação para a realização pessoal de forma única e intransferível. 

Sendo assim, essa inclinação se chama vocação e  pode se dar de várias formas, porque Deus é muito criativo.

Como saber se existe um chamado vocacional para mim?

Uns são chamados ao matrimônio, outros à vida religiosa, ao sacerdócio e,  após o Concílio Vaticano II, surgiram outras formas de consagração na Igreja.

No entanto, existem aqueles que se identificam com o próprio trabalho, como: médicos, enfermeiros, professores. Portanto, a profissão também é uma descoberta vocacional, um dom concedido por Deus. 

Logo, todos somos vocacionados, não existem pessoas sem vocação. E, portanto, há um caminho vocacional para cada um de nós.

Porém, como saber se existe um caminho vocacional para mim? Este post foi feito para explicar melhor como identificar o chamado de Deus.

Qual o meu chamado vocacional?

A primeira pergunta que nos vem à mente, quando nos sentimos inquietos diante de Deus, é esta: Qual o meu chamado vocacional? Para que eu nasci? Como vou descobrir a minha vocação?

Para isso, a Palavra de Deus nos diz: “Pedi e se vos dará” (cf Mt.7,7).

A primeira atitude é perguntar a quem nos conhece profundamente: o próprio Deus. Essa pergunta se faz através do diálogo –  quem conversa com Deus, reza.

Portanto, a oração é o primeiro movimento para começar uma descoberta vocacional. São Gregório diz:

“Os homens, com a oração, merecem receber aquilo que Deus onipotente, desde a eternidade, decidiu dar-lhes”.  

Sendo assim, Deus preparou a resposta. Porém, Ele espera seu interesse e disposição em encontrá-la.

Afinal de contas, uma das qualidades que o Senhor nos deu é a liberdade e uma descoberta vocacional tem que ser uma decisão livre. 

Logo, é preciso dar passos para descobrir a própria vocação.

Quais as opções para uma descoberta vocacional?

Para descobrir meu chamado vocacional é importante saber quais são as possibilidades. O Evangelho nos orienta: “Buscai e achareis” (cf.Mt 7,7).

Sendo assim, a Igreja é rica em dons e formas de vida consagrada. Portanto, o chamado vocacional pode acontecer para o matrimônio, para a vida religiosa ou sacerdotal. 

Vocação ao Matrimônio 

A vida matrimonial é o sacramento da união conjugal. Nas Sagradas Escrituras, Deus diz que não é bom que o homem esteja só (cf. Gn 2,18) e fez para ele uma companheira semelhante. 

Logo, a vocação matrimonial é um pacto entre duas pessoas que decidem colaborar com a continuidade da criação divina. É um chamado para a vida toda, assistido por um ministro ordenado – um padre ou um diácono –  e a comunidade local.

 Vocação religiosa

A vocação religiosa é um chamado que mais se aproxima da vida de Cristo pobre, casto e obediente ao Pai. O Papa Francisco disse sobre os religiosos:

“Onde há consagrados, há alegria!”

Logo, os vocacionados à vida religiosa são pessoas que manifestam a alegria, a entrega e anunciam o Evangelho com suas vidas. 

Assim, “a vida, a vocação e a missão de quem se consagrada a Deus, a exemplo de Jesus, deve também ser um farol que ilumina aqueles que vivem na noite do pecado” (Papa Francisco).

Sendo assim, a missão de um religioso é imensa e anuncia a salvação nos lugares mais distantes.

Vocação ao Sacerdócio 

Há um Salmo que é repetido em todos os cantos do mundo para se referir aos vocacionados ao sacerdócio ministerial: 

“Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (cf. Sl 110,4).

Assim como toda vocação, o sacerdote nasceu de Cristo – o modelo de todo vocacionado.

Logo, é um sacramento que expressa a entrega total pela humanidade. Pouco compreendido pelo mundo, no entanto, presente na Igreja desde seu início.

Portanto, o sacerdote expressa a vida de Cristo que se doa no altar em sacrifício de amor pela salvação do mundo.

Agora, temos a ideia das vocações na Igreja. Assim, cada uma delas é direcionada a uma pessoa. Deus chama homens e mulheres e espera pacientemente por suas respostas pelo caminho vocacional.

Para onde irei? “Batei e vos será aberto” (cf. Mt7,7)

Anteriormente vimos que tudo começa pela oração, depois as formas de vocação na Igreja, mas, onde encontrar ajuda para dar início a uma descoberta vocacional?

Assim como há muitas formas de vocação, há também diversos carismas. Mas o que significa “carisma”? Essa palavra quer dizer: dom, graça.

Nesse sentido, para a vida religiosa, carisma é uma forma de testemunhar o Evangelho para o mundo. Em outras palavras, cada congregação tem um carisma próprio. Logo, eles são inúmeros, com resposta para cada tempo e necessidade.

Sendo assim, existem carismas que trabalham com educação, com doentes, com órfãos, com dependentes químicos e até com migrantes. Há uma diversidade de dons do Espírito a serviço da humanidade.

Portanto, um dos lugares onde encontramos ajuda para um caminho vocacional são as Ordens Religiosas e Congregações.

Uma vez que, além do testemunho dentro da Igreja, elas têm direção espiritual, retiros, sacerdotes, irmãos e religiosas que ajudam, pela própria experiência, a encontrar o caminho.

Por fim, além da oração e da informação sobre a vocação, é preciso pedir ajuda. E logo iremos compreender, na prática, que há um chamado vocacional para cada um de nós.

Conheça a vida dos Mercedários – presentes na Igreja há mais de oito séculos.