Quem somos

Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria das Mercês
(Ordem das Mercês) (Mercedários)


Somos uma família religiosa que testemunha a sua consagração a Deus pelos votos de pobreza, castidade, obediência e um voto específico da Ordem, chamado voto de redenção (dar a vida pelo cristão cativo, se necessário for, como a deu Jesus Cristo). Somos uma Ordem Religiosa composta por irmãos não clérigos e irmãos clérigos, configurados ao Cristo Redentor no amor a Virgem Maria.


Em 10 de agosto de 1218, impelido pelo amor de Cristo, inspirado pela Virgem Maria e respondendo as necessidades da Igreja, São Pedro Nolasco fundou em Barcelona a Ordem da Virgem Maria das Mercês da Redenção dos Cativos, para visitar e libertar cativos cristãos que, por circunstâncias adversas à dignidade da pessoa, encontram-se em perigo de perder a fé.

Em 17 de janeiro de 1235, Papa Gregório IX reconheceu essa experiência carismática com obra do Espírito Santo.

Nos VIII séculos de existência da Ordem (800 anos), fomos expandindo no serviço redentor. Atualmente, estamos presentes nos 4 continentes, em 23 países, totalizando mais 153 comunidades religiosas.

No Brasil, somos uma Província erigida no dia 03 de janeiro de 2007, sob o patrocínio de São Raimundo Nonato. Estamos presentes em 6 estados (Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.

Reunimos 326 anos de história no Brasil, sendo 226 da primeira presença (1639-1865), especificamente, na Região do Grão-Pará, e 100 anos da segunda vinda (1922-2022), iniciando o nosso apostolado no sul do Estado do Piauí, no dia 28 de junho de 1922, a pedido de Papa Bento XV.

Faça parte dessa Ordem que tem tradição, história, uma linda trajetória e um carisma atual. Venha ser mercedário!

Inscreva-se em
Nossa newsletter!