Mudar de escola no meio do ano vale a pena?

Categorias: Blog Escola N S das Merces Blog Escola PIO XII e PIO XII Merces

Mudar de escola no meio do ano vale a pena?

Mudar de escola no meio do ano não parece uma opção confortável para o aluno, nem para os pais. No entanto, mudanças sempre acontecem ao longo da vida, e quando elas beneficiam o estudante vale a pena reconsiderar como uma possibilidade.

Por isso, vamos tratar sobre o porquê de mudar de escola no meio do ano é algo possível! Confira neste post que preparamos!

Por que mudar de escola no meio do ano?

Mudar de escola no meio do ano talvez esteja associado a problemas com o aluno ou a algum fator externo para os pais, como transferência de emprego para outra cidade e até estado. Seja um ou outro, é inevitável a mudança de escola.

Mas já parou para pensar que a mudança pode acontecer por outros motivos? Por exemplo, seu filho(a) não apresenta a evolução ou o aproveitamento pedagógico que você espera, ou a escola não correspondeu às suas expectativas em alguns pontos fundamentais.

Então, é aconselhável a mudança de escola para o benefício do estudante, porque um ano escolar é muito importante e não se recupera nunca. Pode ser um desafio, porém quando o aluno(a) não se ajusta à metodologia é momento de tomar decisões a fim de ajudá-lo. 

Portanto, existem fatores que sinalizam a hora de mudar! E destacamos dois: quando o desempenho do aluno é baixo ou quando suas capacidades não são exploradas devidamente. Assim, é hora de dialogar com o estudante e procurar um lugar mais apropriado.

Os benefícios de mudar de escola no meio do ano

Vejamos agora alguns benefícios de mudar de escola no meio do ano. Sem falar que tanto a criança quanto o jovem gostam de novidade, logo as vantagens abaixo são alguns incentivos somados à necessidade de mudança.

  • Melhorar os relacionamentos – mudar de escola no meio do ano é uma oportunidade de experimentar novas relações com professores e conhecer novos colegas; e com certeza isso trará novos incentivos para os estudos. 
  • Inovar e renovar o método de aprendizagem – A inovação também é um bom motivo para mudar de escola no meio do ano. Ela influencia demais na aprendizagem do aluno, principalmente quando ele não tem o desempenho que os pais esperam. A inovação está ligada a novas formas de desenvolver o conteúdo e, ao mesmo tempo, o uso de novas metodologias de ensino.
  • Experimentar outro ambiente escolar – Cada escola tem seus valores, missão e visão. Elas ditam como funciona o ambiente escolar que pode ser mais descontraído ou rigoroso. Há público para as duas formas, mas talvez o aluno não se encaixe bem no ambiente onde está estudando, então mudar de escola no meio do ano ajuda a respirar novos ares.

Algum desses benefícios chamou sua atenção? Agora vamos conhecer novas opções!

Conheça a escola Mercedária

A escola Mercedária é uma extensão do carisma da Ordem Mercedária que consiste em conduzir o homem à plena liberdade. Conceito esse que deve ser compreendido à luz do Evangelho e dos valores fundamentais de dignidade e direitos humanos. 

Para tanto, a Escola Mercedária acredita na educação como um processo permanente e contínuo, que conduz o indivíduo para essa liberdade através do pleno desenvolvimento de suas potencialidades, por meio de um ambiente seguro e de uma metodologia que coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado.  

De acordo com nossa Missão, temos como objetivo o desenvolvimento integral do educando, em todos os seus aspectos; e esse processo transformador se inicia no âmbito familiar e tem na escola espaço privilegiado.

Outro aspecto importante para a escola Mercedária são as relações sociais, tanto entre os alunos como com a comunidade escolar; tudo se torna aprendizagem e colabora para a formação da pessoa de maneira integral. 

A escola é o espaço de aprendizagem que escolhemos!

Escolher faz parte da liberdade humana, um valor fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa. Por isso, diante de toda mudança, o diálogo é uma atitude sadia e indispensável para que tudo ocorra em paz.

Mas não tema mudar seu filho de escola no meio do ano para ajudá-lo(a) a crescer ainda mais. Principalmente quando o espaço favorece a construção de uma educação com referenciais sólidos e apoiados em valores de amor, justiça e solidariedade.

Não perca este conteúdo: Dificuldade em matemática: como superar?