Nossa Evangelização

O trabalho da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, junto às paróquias, é uma das expressões da nossa ação redentora. A paróquia é um dos lugares onde vivemos o nosso carisma através de uma pastoral sensível às realidades de catividade e promovendo sempre a liberdade dos filhos e filhas de Deus, por meio de uma intensa vivência cristã dos valores do evangelho. 

Os seis lugares onde a Ordem das Mercês atualiza o carisma redentor de São Pedro Nolasco hoje são:



Em todos esses lugares vivemos a hospitalidade característica de nossa Ordem, desde as suas origens, quando estava instalada no hospital de Santa Eulália de Barcelona. 

A hospitalidade é um traço característico do nosso carisma, pois somos chamados a visitar, libertar e levar a um lugar seguro. Dessa forma, o carisma das Mercês segue sempre atual, pois procura dar uma resposta concreta às situações de cativeiro da sociedade contemporânea.

O Papa Francisco, no início do seu pontificado, afirmou que sonhava com uma Igreja samaritana que estivesse sempre aberta às necessidades do povo como um hospital de campanha, para atender quem dela precisar.

Pois bem, a Ordem Mercedária nasceu como um hospital de campanha, há oito séculos, para redimir os cativos cristãos oprimidos pelos inimigos da cruz de Cristo. E hoje continua a obra redentora de Cristo através de uma ação redentora voltada para os cativeiros dos nossos tempos. 

Aqui no Brasil, a Ordem das Mercês acompanha 11 paróquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Bahia e Brasília-DF.            

Inscreva-se em
Nossa newsletter!