Blog

Beato Juan Nepomuceno: um sacerdote de verdadeira caridade redentora

Categorias: Blog Blog Destaque

Beato Juan Nepomuceno: um sacerdote de verdadeira caridade redentora

Pelos frutos se conhece a árvore (Lc.6,44), diz o Evangelho, e assim conhecemos a vida do Beato Juan Nepomuceno, porque muitos são os frutos que ele deixou para a Igreja e para o povo de Deus.

Juan Nepomuceno Zegrí nasceu em Granada, Espanha, em 11 de outubro de 1831. Seus pais, Sr. Antonio Zegrí Martín e Sra. Josefa Moreno Escudero, eram católicos praticantes e o educaram com os princípios do Evangelho, principalmente a caridade.

Além de ser um aluno empenhado, foi um jovem religioso, dedicado à oração e aos pobres. E escolhido por Deus para deixar um rastro de santidade por onde passou! Sua vida nos ensina a jamais desistir da vontade divina! 

Beato Juan Nepomuceno e o chamado ao sacerdócio

Desde criança, o Beato Nepomuceno desejou seguir os passos do Senhor no sacerdócio. Sua alma era inflamada de amor por Deus e, à medida que ele cresceu, também desenvolveu-se o chamado a essa vocação, que se concretizou aos 24 anos, quando foi ordenado na catedral de Granada em 2 de junho de 1855.

A grande inspiração do novo sacerdote era Cristo Bom Pastor, que dá a vida por sua ovelhas. O Beato, então, empenhou-se, nas paróquias que assumiu, na busca pelas ovelhas desgarradas; na cura das feridas da alma; e como providência para os órfãos, situação muito comum na sua época devido aos conflitos e guerras.

No entanto, suas ações se justificam pela sua espiritualidade. Ele era inclinado à oração, logo sua vida e missão foram profundamente marcadas pela experiência de Deus. Seu amor a Jesus Crucificado o ensinou a viver a obediência, sobretudo no sofrimento.

Do mesmo modo, quando falamos de Nossa Senhora, ela era o seu grande amor, sua protetora e mãe. Essa intimidade com Deus e a Virgem o beatificou cedo, fez dele um bem-aventurado, um homem firme na fé, transparente nos atos e praticante da verdade e da caridade fraterna.

Beato Juan Nepomuceno, um evangelizador incansável

Como estudante, estudou humanidades e jurisprudência, destacando-se pela inteligência e facilidade na oratória. Ele gostava de escrever seus sermões e preocupava-se em dizer aquilo que rezava, que brotava de dentro da alma, fruto da experiência do amor de Deus.

Mas a ciência não o envaideceu, porém formou nele um coração próximo às misérias e aos sofrimentos humanos; ele próprio passou por vários deles. Por isso, tornou-se um evangelizador incansável, tanto na catequese quanto nas obras sociais.

Sua missão foi extensa: foi examinador sinodal nas dioceses de Granada, Jaén e Orihuela; Cónego da Catedral de Málaga e visitador das freiras; instrutor de seminaristas, pregador de Sua Majestade a Rainha, Elizabeth II, e capelão real. 

Porém, seu coração de pastor o levou a fundar uma Congregação religiosa para socorrer os mais necessitados. A fundação aconteceu em 1878, em Málaga, sob a proteção de Nossa Senhora das Mercês e tinha por objetivo consolar e ajudar os mais necessitados, porque a caridade, dizia o beato, é a única saída para todos os problemas sociais. 

Um legado de bem-aventuranças

Antes de mais nada, Juan Nepomuceno deixou uma herança espiritual muito sólida, apoiada na intimidade com Deus e nos sofrimentos vividos ao longo de anos. Ele chegou a ser expulso da Congregação que fundou e incompreendido pela própria Igreja, mas manteve-se fiel aos seus propósitos. 

Dessa forma desenvolveu uma rica espiritualidade que alimenta, até hoje, religiosos mercedários e muitos leigos que se sentem atraídos pela caridade aos pobres e o caminho da vida cristã, a partir de sua inspiração carismática. São características desta espiritualidade:

  • A caridade redentora em benefício da humanidade e dos mais pobres. Uma caridade que enxuga as lágrimas, faz o bem a todos e socorre as necessidades.
  • Amor e configuração a Jesus Cristo Redentor, em seu mistério pascal. Um amor que aproxima o homem do seu semelhante, sem interesse, apenas por caridade fraterna.
  • Amor por ‘Maria de la Merced’ – Nossa Senhora da Misericórdia! O título mais doce e suave da Mãe de Deus, que inspira misericórdia para com todos. 

Percebe-se que em tudo há amor! Não se pode agradar a Deus sem a prática do verdadeiro amor que é a caridade. E assim viveu o Beato Juan! 

Sua vida transbordou as virtudes teologais; sua coragem e paciência deixaram um rastro de santidade, que foi confirmado no dia 21 dezembro de 2001, quando ele foi proclamado venerável por João Paulo II. Agora, ele exala o perfume de Cristo para todos.

Conheça também a história do Sacerdote Mercedário que fundou o primeiro hospital psiquiátrico do mundo