Blog

A Redenção na vocação dos Mercedários

Categorias: Blog Blog Destaque

A Redenção na vocação dos Mercedários

O carisma de uma família religiosa é um dom particular concedido pelo Espírito Santo em resposta aos apelos da humanidade por salvação e uma dessas respostas foi a Ordem dos Mercedários.

Um jovem chamado Pedro Nolasco, no século XIII, começou um trabalho no resgate dos cristãos, capturados por mulçumanos e levados para o norte da África como escravos, através do pagamento por suas vidas.

Tendo em vista essa necessidade, que crescia cada vez mais, nasceu a Ordem das Mercês composta por frades que davam sua própria vida em troca de um escravo cristão.

No entanto, esse gesto redentor do homem já havia acontecido através de Jesus Cristo e todo mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

Porém, outras situações de cativeiro oriundas do pecado surgiram e foram alcançadas por homens que entregam suas vidas a Deus pela mesma causa de Redenção.

Eis a palavra que deu a esses religiosos a coragem de entregar suas vidas: Redenção. Mas o que ela tem em comum com a redenção de Jesus e o que ela significa para os Mercedários?

Sobre Vocação e redenção que vamos conversar neste post.

Obra redentora do Filho de Deus

“Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.” (cf. Jo.10,10). Essas palavras de Cristo se realizaram totalmente através de sua entrega na cruz. 

Ou seja, a paixão, morte e ressurreição de Cristo nos deram uma vida nova, completa como filhos de Deus!

Sendo assim, através de Cristo, deu-se a obra da Redenção do gênero humano. Mas o que significa “Redenção”? É o ato ou efeito de libertar, reabilitar, salvar.

Então, Cristo nos libertou totalmente e nos devolveu a liberdade dos filhos e filhas amados do Pai.

E para os Mercedários, Jesus Cristo é o libertador “de toda a linhagem humana que se encontrava como em cárcere, cativa, em poder do diabo e do inferno”.

São Pedro Nolasco encontrou no Mestre a inspiração para continuar a libertação dos cristãos cativos.

Obra redentora de São Pedro Nolasco e os Mercedários

Quem foi São Pedro Nolasco? Um jovem inspirado por Deus que se empenhou na luta contra a escravidão dos cristãos pelos mulçumanos. Assim, ele os resgatava comprando a liberdade de suas vidas com seus próprios bens, depois com a ajuda financeira de amigos.

No entanto, o Espírito Santo já preparava uma obra magnífica que permaneceria, para além dos séculos!

Com o passar dos anos,  o chamado de Pedro Nolasco estendeu-se para a luta contra todo tipo de escravidão que impedisse o homem de viver sua vocação de filho de Deus.

Dessa forma, após uma visão com Nossa Senhora que apareceu lhe dizendo para fundar uma ordem com o objetivo de proteger os cristãos e libertar os fiéis cativos, nasceu a Ordem dos Mercedários, com Nossa Senhora das Mercês como sua protetora.

Semelhanças da obra de Redenção com os Mercedários

A redenção realizada pela Santíssima Trindade em favor do gênero humano é inspiração para toda Ordem Mercedária até os dias atuais.

Diante disso, há semelhanças que os estudiosos observaram entre a plena redenção de Jesus Cristo e a redenção proposta pelo carisma Mercedário.

Por exemplo: “As duas obras redentoras, a do Redentor Jesus e a do Redentor Pedro Nolasco, procedem da “grande misericórdia e piedade da Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo”.

“A obra do Redentor Jesus foi levada a cabo com a livre e ativa cooperação maternal de Maria Virgem; e a obra redentora de Nolasco fez-se possível pela mediação eficaz de Maria, a Mãe de misericórdia.”

A obra do Redentor Jesus teve como fonte o amor misericordioso que o levou a “dar a vida por seus amigos”(Jo 15,13). Assim, essa obra redentora exige “que os frades estejam dispostos a dar suas vidas, como a deu Jesus Cristo por nós”.

Leia mais: Que tal conferir a história dos mercedários?

O quarto voto dos mercedários

A entrega da vida dos Mercedários se concretiza de diversas formas. Como toda Ordem religiosa na Igreja, eles abraçam os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade para se assemelharem ao Divino Mestre.

No entanto, os Mercedários ainda abraçam outra causa que lhes confere um quarto voto: o voto de redenção.

Ou seja, significa o empenho total por causa da libertação do próximo e, se for preciso, dar a própria vida, como fizeram muitos irmãos mercedários na história da Ordem. 

Conta-se que nos inícios da Ordem das Mercês pelo menos 3000 cativos foram resgatados por São Pedro Nolasco e seus companheiros. Os religiosos organizavam expedições nos capítulos para resgatar os cativos, e muitas vezes acabavam ficando no lugar deles como moeda de pagamento pela liberdade daqueles que estavam em risco de apostar de sua fé cristã.  

A vida e a missão apaixonante do carisma Mercedários já deu muitos santos à Igreja e continua atraindo pessoas com o mesmo desejo: tornar Jesus Cristo – Redentor dos Homens – amado, conhecido e adorado.

Leia também: Você conhece São Raimundo Nonato?