Blog

Como vive um religioso mercedário?

Categorias: Blog Vocacional

Como vive um religioso mercedário?

O religioso mercedário é alguém que responde ao chamado de Deus todos os dias e preocupa-se com a redenção do povo que lhe foi confiado.

Há aproximadamente 450 religiosos mercedários no mundo, espalhados em 4 continentes, 23 países, 152 comunidades. Todos colocam em prática os ensinamentos do Evangelho a partir das inspirações do fundador São Pedro Nolasco.

Mas como vive esse religioso? Quais suas motivações e desafios? Vamos conhecer um pouco sobre a vida de um religioso mercedário a partir do carisma e espiritualidade da Obra, dois sustentáculos na vida deles.


Pedro Nolasco – o primeiro religioso mercedário


É a partir do contato, da experiência concreta com os cativos, que Nolasco sente que o Evangelho deve se tornar carne em suas carnes.” 

Assim começa a história do jovem comerciante Nolasco, mais tarde fundador da Ordem Mercedária, cujo brasão tem uma cruz de oito pontas com o emblema da Catedral da Espanha e símbolo do guerreiro cristão.

Por isso, se deve a origem do nome Ordem Real Celeste e Militar de Nossa Senhoras das Mercês, atualmente: Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria das Mercês ou Ordem Mercedária.

Agora, vamos relembrar essa história que marcou o ano de 1218 e rompeu oito séculos até chegar aqui, quando São Pedro Nolasco inquietou-se com a situação do cristãos capturados como escravos pelos mulçumanos na Espanha.

No entanto, essa inquietação era divina e transformou-se no sentido da vida de Nolasco. Então, em primeiro de agosto, enquanto suplicava a Deus sobre o que fazer com a situação dos cristãos prisioneiros, ele sentiu-se tocado por Nossa Senhora para libertar os cristãos cativos transformando o seu trabalho numa Ordem Religiosa.

Portanto, nasce na Igreja e para os homens a Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Dessa forma, a presença de Maria, sua influência e modelo, traçam o perfil da nova Ordem religiosa.

Vamos falar sobre ela agora!


Nossa Senhora – inspiração do religioso mercedário


Está fora de toda dúvida que a Ordem das Mercês nasceu, cresceu e atuou em clima de amor e devoção à Virgem Maria.” 

Em vista disso, a presença de Nossa Senhora na história do religioso mercedário é escolha de Deus. Desde o início da Ordem, ela está presente e a obra ergueu-se sob sua proteção. O próprio nome “Mercês” foi atribuído a ela pelo Papa Alexandre IV, em 1258.

Dessa forma, o religioso mercedário tem por Nossa Senhora uma profunda devoção. E relatos da história da Ordem falam de práticas Marianas que nasceram na Ordem e se estenderam para toda a Igreja.

Por exemplo, o ofício diário de Santa Maria, a Missa e a Salve Rainha dos dias de sábado, sem falar das procissões e dos louvores em honra da Virgem em cada missão realizada.

Além de que, o título “Mercês” consolidou-se na Ordem devido a obra de misericórdia que acontecia em favor dos cativos, então era chamada de Obra da Mercês, que significa misericórdia. Logo, o nome de Maria foi associado a essa nova fundação.

E o que o religioso mercedário traz em si da Virgem Maria? Vamos juntar as peças desse grande mosaico para responder em breve.

Santíssimo Redentor – Centro do movimento mercedário

Não há dúvidas de que Jesus Cristo e seu Evangelho são fontes de inspiração para o religioso mercedário. Mas vamos conhecer que aspecto influencia para entender, logo mais, como vivem os membros da Ordem.

Ora, a obra de São Pedro Nolasco pôs em movimento a libertação em favor dos cristãos cativos, isso é fato consumado na história da Ordem. Em Cristo temos a redenção de todo gênero humano. Dessa forma, a obra começada por Nolasco se encontra dentro da proposta do Redentor.

Logo, a Ordem Mercedária é consumida pelo zelo do Salvador: libertar os cristãos cativos. Para tanto, o religioso mercedário realiza o quarto voto – de redenção – que significa a disposição de dar sua vida, se for preciso, pela libertação dos cristãos.

A obra do Redentor Jesus teve como causa impulsionadora o amor misericordioso que o levou a “dar a vida por seus amigos”(Jo 15,13); e a obra redentora de Pedro Nolasco exige “que todos os frades dessa Ordem, como filhos de verdadeira obediência, estejam sempre alegremente dispostos a dar suas vidas, como a deu Jesus Cristo por nós”.

Como vive o religioso mercedário

“O Espírito do Senhor está sobre mim… Por isto me enviou para anunciar a liberdade aos cativos” (Lc 4,18).

O religioso mercedário é a pessoa que fez a experiência da libertação do mundo; abraça os conselhos evangélicos e mais o quarto voto de redenção, vivendo, ele mesmo, todos os dias, esse “êxodo” pessoal, em busca da vida nova em Cristo Jesus e ao lado de sua Mãe, a Senhora da Mercês.

Seu sim a Deus é um “não” ao poder, ao prazer e ao possuir, que constantemente aprisionam os filhos de Deus. E sua vida é uma resposta ao carisma e ao Evangelho hoje, porque a escravidão moderna tem uma nova roupagem, mas continua atormentando.

Portanto, a vida de um religioso mercedário acontece em vista desse carisma:

“Visitar e Libertar, levando o cativo para um lugar seguro (redenção)”, sendo, ele mesmo, o primeiro visitado por Deus.

Recentemente, o Papa Francisco dirigiu-se ao Mercedários:

“E até hoje existem prisioneiros, como sempre, mudam de geografia, mudam de forma, mudam de cor, mas a escravidão é uma realidade que se conforma cada vez mais.  Cada vez mais e com mais variedade[…] Novas formas de escravidão, dissimuladas, desconhecidas, escondidas, pois são muitas. Até em megalópoles como Roma, Londres, Paris, em toda a parte, há formas de escravidão que proliferam[…]”.

Logo, o religioso mercedário encontra muitos motivos para entregar sua vida a Deus e pela redenção dos cativos.

Sob o manto da Virgem e do Redentor!

O religioso mercedário veste um hábito branco, acompanhado de um escapulário, que representa a pureza da Virgem Maria e as vestes do Ressuscitado! E traz o brasão da Ordem gravado no tecido branco.

Da mesma forma que São Pedro Nolasco se arriscou no resgate dos cristãos cativos, há 800 anos os seus filhos espirituais são chamados a fazer o mesmo. Os tempos são outros, porém a Providência Divina é a mesma e não os deixa sozinhos nesta jornada de redenção.

Que Nossa Senhora das Mercês, a escrava do Senhor, os ponha sempre a caminho.