Noticias

Confira como foi a Festa de Nossa Senhora das Mercês

Categorias: Notícia Destaque Noticias

Confira como foi a Festa de Nossa Senhora das Mercês

Todos os anos, o dia 24 de setembro é uma grande celebração em cada local onde a Ordem Mercedária se faz presente, pois comemora-se a Solenidade de Nossa Senhora das Mercês, mãe e patrona dos mercedários. 

Solenidade em Brasília-DF

Este ano, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília, celebrou a festa Mariana às 19h do dia 24, com a presença de uma comitiva da embaixada da República Dominicana,  que tem Nossa Senhora das Mercês como patrona do país e com a embaixador do Gabão, do Congo Brazzaville e a embaixadora da Espanha de onde se origina a Ordem das Mercês.

A delegação Dominicana trouxe um quadro da primeira imagem das Mercês que entrou no continente americano no ano de 1492. Uma belíssima fac-símile de 500 anos.

Presidiu a Celebração Eucarística o pároco e Frei Rogério Soares, que também, ao final da celebração, coroou a imagem de Nossa Senhora das Mercês. 

Toda celebração teve a transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Após a missa, aconteceu uma quermesse com barracas típicas para celebrar esse dia festivo. 

Assista a celebração da Missa a Nossa Senhora das Mercês

Como surgiu a devoção à Senhora  das Mercês?

Sua origem aconteceu na passagem do dia primeiro para o dia dois de agosto de 1218, na ocasião da inspiração que levou o jovem Pedro Nolasco a fundar uma Ordem redentora: a Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos cativos cristãos. 

Nesse momento a Virgem Maria das Mercês vem ao encontro do jovem comerciante Pedro Nolasco, que em sua oração buscava uma iluminação para dar continuidade ao seu trabalho redentor.

Pedro Nolasco e seus companheiros estavam  resgatando cristãos desde 1203 dos cativeiros dos sarracenos e mouros. Entretanto, seus recursos haviam se exaurido, mas o desejo de dar a vida pelos cativos só aumentava em seu coração e nos corações de seus amigos. 

A inspiração mariana que Pedro Nolasco recebeu, comunicando a vontade de Deus a seu respeito, foi tão profunda e forte que ele fundou uma Ordem com o auxílio do Bispo de Barcelona e do Rei de Aragão e deu a essa Ordem o nome da Santíssima Virgem.

Desta forma, Nossa Senhora tem um lugar especial na Ordem Mercedária e merece todas as homenagens que lhe prestamos todos os anos.