Como desenvolver uma rotina de estudos em 2024

O ano está apenas começando, mas ele promete muito, principalmente para quem estuda e se prepara para o Enem, por exemplo. Seja qual for sua meta neste ano, veja como criar uma rotina de estudos em 2024 e alcançar grandes resultados.

A rotina de estudos em 2024 pede objetivos 

Tem um ditado legal da sabedoria popular que diz: “Quem não sabe para onde vai, qualquer vento lhe parece favorável”. E pensando em vento para chegar em objetivos, um velejador, por exemplo, sabe qual vento o favorece para que ele se torne um profissional na vela. 

Dessa forma, quem estuda, assim como um profissional de qualquer área, precisa de objetivos ou não chega a lugar algum, apenas vai passando de ano em ano, como alguém que se deixa levar por qualquer opinião, situação ou vento do momento.

A pergunta é: qual seu objetivo nos estudos em 2024? O que você deseja superar ou desenvolver? Por mais que todas as disciplinas sejam importantes, é preciso a consciência de que elas o/a levarão a um objetivo maior, ainda que você não se agrade delas.

Então, trace objetivos de aprendizagem, porque eles motivam a preparação para a rotina dos estudos em 2024; estabelecer metas é o primeiro passo para ter uma rotina de estudos eficiente se você deseja crescer em conhecimento e em resultados.

Passos para uma boa rotina de estudos em 2024

Falamos sobre o termo ‘rotina’, mas ele é apenas um método, um caminho para alcançar o objetivo maior que é o aprendizado. E cada estudante tem desafios particulares que precisa enfrentar. 

Por exemplo, a produção textual decide a classificação para o Enem. Talvez seja uma boa meta para 2024! Ou aprender matemática e derrubar o gigante das exatas com a luta diária dos estudos.

Seja qual for seu objetivo, as orientações que colocamos abaixo ajudarão muito a estabelecer uma rotina para os estudos em 2024 a fim de alcançar excelentes resultados.

#Conheça a sua rotina e estabeleça horários

Estabelecidos os objetivos, é hora de criar a rotina adequada para os estudos. Para funcionar, ela precisa ser realista, adequar-se à sua realidade cotidiana. Não adianta estabelecer uma programação que nunca irá funcionar. 

Assim, comece colocando todas as suas atividades diárias no papel, seja em casa ou na escola. Veja que horários você dispõe para estudar. Se você tiver toda terça-feira à tarde, por exemplo, então estabeleça esse dia e o horário certo, sem ilusões.

#Crie um cronograma

O cronograma tem diversos prazos. Você pode fazer por semana, por mês ou a cada três meses, e colocar à sua frente para visualização constante. Nele você coloca as atividades, o horário e as prioridades, como também avaliações e compromisso com a escola.

Há também as disciplinas mais exigentes no currículo escolar e aquelas que você não aprende de jeito nenhum, as duas precisam de mais atenção! A rotina de estudos de 2024 será encaixada neste cronograma e colocada em prática ou não funcionará.

#Organize o seu espaço de estudos

O local de estudos influencia positiva ou negativamente no aprendizado. Então, procure um lugar limpo, bem iluminado, com boa circulação de ar e sem muitas interferências ou barulhos.

Se esse lugar for o quarto, evite estudar na cama, porque o conforto relaxa o corpo e atrai o sono. Um local adequado para estudar é fundamental para conseguir o máximo de eficiência em sua rotina de estudos. 

#Faça pausas

Aprender é um processo individualizado, cada um tem seu jeito, mas não está obrigatoriamente ligado à quantidade de horas, mas à qualidade da atenção que você dedica. 

Então, não adianta passar duas horas estudando se você estiver concentrado apenas por meia hora; não precisa passar três horas direto sem pausa alguma, porque a mente não absorve tanto assim, mas é preciso dar pausas e encontrar o método mais apropriado para aprender. 

#Aprenda a aprender!

Por falar em método mais apropriado, não existe apenas um jeito de aprender. Como o ano está apenas começando, então teste em sua rotina de estudos em 2024 várias possibilidades de assimilação de um assunto.

Há pessoas que precisam ouvir, outras necessitam escrever para aprender e algumas apenas observam e já compreendem o tema (alunos com altas habilidades e superdotação são casos à parte), e todas as formas são válidas. Encontre a sua testando várias vezes.

#Esclareça suas dúvidas

Quem estuda, tem dúvidas, e isso alegra os professores porque significa que os alunos estão levando a sério os estudos além dos muros da escola. Então, em sua rotina de estudos em 2024, anote as perguntas, faça conclusões, leve até o professor.

Há também as plataformas digitais que favorecem pesquisas, atividades, exercícios, aulas em diversos canais etc. e não tenha medo de perguntar! Todos temos dúvidas! Existe a possibilidade de grupos de estudo para ajudar também a esclarecer os assuntos.

Em todos os momentos, cuide da sua saúde física e mental!

“Existe um tempo para cada coisa debaixo do céu” (Eclo.3,1-8). Da mesma forma que a rotina de estudos em 2024 precisa acontecer, circulando tudo que se faz está o cuidado com a saúde física e mental, logo dê tempo para cada coisa no seu dia a dia. 

É normal que os alunos do último ano do ensino médio gastem longas horas estudando, sem dormir nem fazer refeições saudáveis, mas essa prática torna-se perigosa e pode causar um efeito contrário com desgaste mental e fraqueza física. 

Portanto, procure separar a hora de estudar do momento de descansar; faça atividade física; tenha amizades; procure se distrair e se divertir; e faça suas orações para encontrar a força para viver sem cobranças e com esperança.

Por fim, se sua rotina de estudos em 2024 for obedecida, você colherá muitos frutos e identificará o vento certo que te conduzirá pelo melhor caminho. Bons estudos!

Este conteúdo vai ajudar: Como manter uma rotina de estudos bem planejada?

Preparação para a volta às aulas: Confira 5 dicas

Chegou janeiro e com ele a contagem regressiva em preparação para a volta às aulas de milhares de estudantes! Imagine que não é fácil voltar à rotina depois de tantos dias curtindo as férias, então é preciso entrar no ritmo escolar novamente.

Por isso, preparamos dicas simples que ajudarão a família a se organizar! Confira.

Preparação para a volta às aulas!

Quando as aulas começam, mexe com a rotina de todo mundo! É natural que haja ansiedade, mas também reclamações, afinal os estudos nos tiram da zona de conforto e do descanso constante que as férias nos proporcionam.

Mas esses desafios são inevitáveis, então o melhor é tornar esse momento prazeroso e organizado. Rever os amigos, por exemplo, ou mudar de uma etapa para outra, dos anos iniciais para o ensino médio! Talvez até a escola seja nova! Agora, veja dicas que ajudam toda a família:

1. Incentive os filhos para a volta às aulas

Na preparação para a volta às aulas, é normal que haja resistências ou reclamações, afinal férias são tudo de bom! Então, para amenizar o desânimo, converse com seus filhos sobre os aspectos positivos do retorno às aulas:

Material novo, rever os amigos, professores preferidos, aprender coisas novas, participar de novas atividades, esportes novos etc. Nesse momento, é interessante que os pais se lembrem do que os filhos mais gostam na escola e incentivem esse retorno.

2. Retornar a rotina gradualmente

A rotina torna-se impactante se não for bem conversada! Logo, é interessante que a preparação para a volta às aulas aconteça com o diálogo e a conscientização sobre horários, organização de material, planejamento de estudos etc.

Assim, a família pode conversar sobre como serão os dias, horários de saída, atividades extraclasse, aproveitamento dos estudos, locomoção e responsabilidades comuns. Ou, se sua criança for bem pequena, organize os horários e tudo que envolve a rotina dela com antecedência.

3. Observe a alimentação

Férias é sinônimo também de guloseimas e cardápios extras, mas é hora de voltar ao “feijão com arroz” de todos dias. Quando falamos sobre observar a alimentação, é porque esse é um item fundamental.

O consumo de legumes, verduras, frutas e água ajuda a tornar a vida mais saudável e colabora com a disposição do corpo e reflete no aprendizado. Portanto, selecionar um cardápio ajuda o organismo na preparação para a volta às aulas.

4. Visite a escola com o seu filho

Se é a primeira vez que a criança frequenta a escola, ou se ela vai mudar de instituição, uma ótima dica é levá-la para conhecer o local. Assim, ela conhecerá onde será a sua sala, os espaços externos que irão frequentar, e vai se familiarizando com o ambiente.

Essa atitude pode ser simples, mas causa muito efeito no interior do estudante. Há um ditado que diz “o que olhos não veem, o coração não sente”, mas se a gente olha, aquilo fica gravado na mente e move toda nossa vida para aquela direção.

5. Atenção com o lado emocional

As emoções são parte constitutiva do ser humano e não devem ser ignoradas. Não significa que a família vai monitorar 24h seus filhos, porém não deixe de fazer perguntas sobre como ele se sente na preparação para a volta às aulas.

E quando tudo começar, observe como os filhos reagem nos primeiros dias; aproveite o intervalo entre a escola e a casa para perguntar, interagir, tirar dúvidas, enfim, conversar. O diálogo é um grande instrumento de transformação das emoções.

Contagem regressiva!

Por fim, uma dica super simples, é colocar um calendário na porta da geladeira para que as crianças façam a marcação de cada dia até o início das aulas. Essa maneira lúdica ensina sobre organização, prioridade, responsabilidade e participação logo cedo.

E para ajudar ainda mais, preparamos um ebook  sobre a educação no dia a dia, basta acessar o link abaixo para ter o seu gratuitamente. 

Baixe aqui o Guia para a educação escolar no dia a dia

Colégio Mercedário está de portas e matrículas abertas!

O início do ano é marcado por muitas mudanças, novidades e preparação para o início das aulas! A criançada e a juventude ficam elétricas com esse acontecimento, não é verdade?

Exatamente por causa dessa energia, disposição e capacidade de aprender que os alunos têm que o Colégio Mercedário está de portas e matrículas abertas para acolhê-los. 

Dispomos de Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio, em um ambiente escolar que proporciona conforto, acolhimento, cidadania, conscientização ambiental e social.

Uma educação integral, focada no aluno, que proporciona descoberta, crescimento e socialização hoje e para a vida inteira, com suportes modernos e uma equipe de professores especializada para atender às demandas atuais da educação.

Sem falar na espiritualidade que envolve nossa escola, equipe, atividades e nossos alunos.

Quer saber mais sobre nossa proposta pedagógica e nossa história com a educação? Venha nos conhecer! Estamos de portas abertas! 

Consulte nosso site e agende sua visita no Colégio Mercedário mais perto de você:

São Paulo 

Piauí

Rio de Janeiro

Tempo comum: como viver bem esse tempo litúrgico

A Igreja é uma mãe que nos ensina a caminhar rumo ao nosso grande referencial que é Cristo. Mas a manifestação da vida do Senhor é um mistério infinito, que se divide em muitas etapas, momento e tempos, entre elas está o Tempo Comum, que, por sua vez, faz parte do ano litúrgico. E o ano litúrgico começa com o Advento e termina com a festa de Cristo Rei do Universo. 

Logo, o ano da Igreja não é igual ao ano civil. Além do Tempo Comum e do Advento, temos o Natal, a Páscoa e a Quaresma.

Agora, como todo cristão, precisamos colocar nossa vida em torno da pessoa que mais nos ama – Cristo. Para isso, conheçamos a pedagogia do Tempo Comum e como viver bem essa etapa.

Significado do Tempo Comum

O Tempo Comum é o maior tempo litúrgico da Igreja; ele é composto por 34 semanas, divididas em duas partes: a primeira começa após a Festa do Batismo do Senhor até a terça-feira de Carnaval; a segunda inicia após a festa de Pentecostes e conclui na Solenidade de Cristo Rei, no mês de novembro.

Nesse tempo, a Igreja se reveste de verde, que simboliza a esperança, na vinda do reino de Deus e nos proporciona leituras, celebrações que comunicam a vida pública de Jesus, que percorre toda Israel até chegar em Jerusalém e ser aclamado Rei.  

Assim como Jesus, somos enviados a ser missionários e anunciar o Reino de Deus para as pessoas, conduzir ao batismo aqueles que ainda não foram batizados e iluminar a vida daqueles que andam nas trevas. Essa é a nossa missão como cristãos! 

Como é o maior tempo litúrgico, há solenidades e festas importantes que se destacam, como: Santíssima Trindade; Solenidade de São Pedro e São Paulo; Assunção de Nossa Senhora, a Solenidade de Cristo Rei e a memória de muitos santos. 

Tempo Comum, o ano do evangelista Marcos!

O Tempo Comum está inserido no Ano Litúrgico da Igreja. Este, por sua vez, é dividido em 3 ciclos de leituras: no Ano A, lemos o Evangelho de Mateus; no Ano B, o Evangelho de Marcos; e no Ano C, o Evangelho de Lucas; já o Evangelho de João é reservado para as Solenidades. 

Cada evangelho é representado pelas seguintes imagens: um anjo, um leão, um touro e uma águia, respectivamente. A imagem do Leão deve-se à sua presença e o rugido forte que fazem referência à pregação imponente de João Batista sobre Cristo, apresentada pelo evangelista Marcos.

O centro do Evangelho de São Marcos é o segredo messiânico (1,34.44; 3,12; 5,43; 7,36; 8,26.30; 9,9), que não é apenas pedagogia em vista dos ouvintes do Evangelho, mas é uma condição da revelação do Messias – Deus e homem verdadeiro, Cristo.

O Messias é aquele que mostra uma nova ordem: “Quando ele ficou sozinho, os doze, que estavam com ele, perguntaram-lhe o sentido das parábolas. Ele lhes respondeu: “A vós é revelado o mistério do Reino de Deus” (4,10); Cristo revela sua divindade para os apóstolos.

Viver bem o Tempo da missão!

O Tempo Comum é o dia a dia, a missão, o cotidiano! O tempo que mais nos acompanha durante o ano. Podemos compará-lo à nossa rotina: acordar, levantar etc. O mesmo aconteceu com Cristo, Ele viveu o dia a dia, a missão, a nossa realidade e os desafios. 

Só que para os cristãos, a rotina associada ao Tempo Comum é enriquecida pela presença de Cristo, dos Apóstolos, da Virgem Maria e da Igreja. Ou seja, não estamos sozinhos e, nessa rotina, encontramos Cristo na Comunidade de fé e o levamos para a sociedade.

Assim, veja como viver bem o Tempo Comum e o quanto ele está unido à sua realidade: 

  1. Procurando sua Comunidade de fé, sua paróquia, movimento ou pastoral. Nela e com ela, somos acolhidos, fortalecidos e enviados para a missão;
  2. Testemunhando Cristo através da caridade fraterna, assim como fez Jesus! Ele deu atenção às pessoas e comunicou-lhes o centro do evangelho: o amor de Deus! Então, em qualquer lugar, podemos ser sinais do amor sem dizer uma palavra!
  3. Ir ao encontro do outro fora da Igreja, como nos pediu o Papa Francisco! Uma Igreja em saída! Realizando a missão presencialmente ou através dos recursos digitais, como Instagram, Facebook etc.
  4. Rezando ao Espírito Santo constantemente. Lembre-se de que o Tempo Comum começa com a festa do batismo de Jesus, que é também o nosso batismo. Então, peça ao Paráclito que o capacite e santifique para toda boa obra.
  5. Por fim, o Tempo Comum nos presenteia com um evangelho a cada ano, então, em 2024, busque a leitura do evangelho de Marcos; leia as reflexões do Papa Francisco aos domingos; aprofunde com estudos bíblicos e amadureça sua fé. 

Agora, após essas breves explicações, procure seguir o Mestre, esteja atento(a) às suas palavras e deixe que Ele transforme seu cotidiano em uma grande escola de fé.

Saúde mental: 5 dicas para um 2024 mais leve!

Saúde é uma necessidade de todos e a maior súplica das pessoas, principalmente nas passagens de ano. Mas você sabia que a saúde mental é responsável pelo bem-estar do corpo inteiro?! 

Sabe aquele velho ditado que diz que quando a cabeça não pensa, o corpo padece!? É mais ou menos essa a lógica, porque se nossa mente (cabeça) não vai bem, todo o nosso organismo (corpo) sofre as consequências. 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais. 

Por isso, conversaremos especificamente sobre saúde mental neste post em atenção também ao Janeiro Branco, na certeza de que esse conteúdo trará benefícios para toda nossa vida! 

Será que entendemos o que é saúde mental? 

Muita gente associa o termo saúde mental com doença mental. Isso é uma situação histórica, uma vez que as pessoas com os ‘problemas mentais’ eram tratadas como loucas, possuídas pelo demônio, logo, colocadas à margem da sociedade.

Mas superemos esse mito, porque tratar da saúde da mente envolve mais que doença, implica em prevenção e qualidade de vida. Outra informação importante é que ninguém está livre de uma depressão, estresse ou outras reações causadas por problemas diversos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera-se Saúde Mental um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. 

Agora, o bem-estar de alguém está diretamente ligado a uma série de condições que vão além do aspecto psicológico, mas levam-se em conta fatores biológicos, psicológicos e sociais, de forma que a saúde mental tem características biopsicossociais.

Resumindo, ter saúde mental é:

  • Estar bem consigo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas e as más emoções que fazem parte da vida;
  • Reconhecer os próprios limites e buscar ajuda quando necessário.

Janeiro branco em atenção à saúde mental

Janeiro, o primeiro mês do ano, representa o início e o fim de um ciclo: o ano que se foi e o que virá, com suas surpresas e exigências. Então, foi o mês escolhido para trabalhar o tema da saúde mental, a fim de cuidar da mente, o coração de todas as nossas ações.

O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. A cor branca representa um quadro ou página em branco e significa o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam, ou seja, um novo começo!

Tendo como foco o cuidado com a saúde mental de todos, o janeiro branco tem como objetivo: 

  1. Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e instituições;
  2. Chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas;
  3. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional e daqueles que estão ao seu redor;
  4. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais para a importância da promoção da Saúde Mental e Saúde Emocional dos indivíduos;
  5. Contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “Cultura da Saúde Mental” que estimule a elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos.

Esses objetivos têm um foco: a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Nessa seleção, entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar, que podem surgir de fatores como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.

Cuidemos da nossa mente!

Já dissemos que ninguém está imune ao estresse, trauma, depressão ou até doenças genéticas ligadas à mente. Por isso, todos precisamos nos cuidar, mesmo porque a mente é o coração que organiza, movimenta e também paralisa todo nosso corpo.

Portanto, cuidemos da nossa saúde mental como quem cuida de um recém-nascido! Isso porque a gente nunca sabe o que pode causar mal a um bebê, ele não fala, mas dá sinais vitais, assim é nossa mente: ela dá sinais de que algo não vai bem e nos pede atenção.

Veja algumas dicas para começar bem 2024: 

  • #1 Estabeleça objetivos

Ter um propósito torna a vida mais agradável! Isso porque ele nos dá motivos para sair da cama, trabalhar, estudar, manter relações, executar tarefas e outras atividades. Ao mesmo tempo, procure diversificar os seus interesses, não tenha apenas uma meta. 

  • #2 Cuide da saúde física

Assim como a água não se substitui por outro líquido, o mesmo acontece com a atividade física para a saúde mental. Ela libera energia, aumenta a autoestima e substitui, em alguns casos, medicamentos por causa da liberação de endorfina, o hormônio da felicidade.

Ligadas ao exercício físico, entram uma alimentação equilibrada, exames preventivos, hidratação, e importante: práticas esportivas prazerosas. Desse modo, escolha uma atividade física que estimule a saúde mental e, sobretudo, persevere na prática.

  • #3 Cultive boas relações

A saúde mental está ligada também a sentir-se amado(a). Portanto, procure pessoas que você ama e cuja companhia faz bem a você, sejam familiares ou amigos; não se isole ao enfrentar um problema e procure equilibrar relacionamentos presenciais e online.

  • #4 Priorize seu sono

Por causa das demandas da vida moderna, é natural que a gente atropele o descanso muitas vezes; fique sem dormir ou durmamos pouco e mal. Isso influencia no humor, na produtividade, é motivo de irritação e causa problemas nos relacionamentos, entre outros.

Uma dica importante para cuidar da saúde mental é garantir horas de sono de qualidade. Procure dormir entre 7 a 8 horas por dia, assim sua mente relaxa e as células dos neurônios se renovam para as próximas atividades do cotidiano.

  • #5 Procure a espiritualidade

Segundo o doutor Arthur Guerra, professor da Faculdade de Medicina da USP, a espiritualidade contribui muito para a saúde mental, porque nos ajuda a lidar com as situações difíceis da vida e traz conforto nesses momentos complicados, fortalecendo o nosso bem-estar, principalmente o psicológico.

E a espiritualidade é a forma como se lida com o transcendente. Para os cristãos, a referência é Jesus Cristo; para os judeus, a Torá; para os mulçumanos, Alá. Qual a sua referência para lidar com os mistérios da vida e encontrar equilíbrio para a saúde mental? 

O diálogo com Deus traz a paz interior, o conforto emocional e a aceitação de situações complexas! Sem falar que Deus é uma pessoa, Alguém que ama e acolhe sem restrições. Essas qualidades nos sustentam em meio a uma sociedade desigual, violenta e injusta. 

Por fim, quando perceber que não consegue lidar com os problemas sozinho(a), que as situações, quaisquer que sejam, causam profunda dor, tristeza e desânimo, consulte um médico, porque ele sabe que saúde mental não é um bicho de sete cabeças! 

Mensagem Final – VII Capítulo Provincial da Ordem Mercedária no Brasil

Nós, frades mercedários, estivemos reunidos em Capítulo Provincial entre os dias
06-12 de janeiro de 2024, na cidade de São Paulo – SP. Éramos 23 frades de diversas
regiões do Brasil, inseridos em várias frentes de evangelização. Foi para nós uma
oportunidade de nos encontrarmos como irmãos, unidos pelo carisma de São Pedro
Nolasco, o qual continua a desafiar a humanidade a encontrar, em Cristo Redentor, a plena
liberdade de filhos e filhas de Deus, empenhando-se para promover a justiça e a paz.
O tema do nosso capítulo foi inspirado a partir do Sínodo da sinodalidade e pelo
III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: Vocação Mercedária e Sinodalidade: graça e
missão, com lema: “Corações ardentes pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Em torno desta
temática vivenciamos:
O Capítulo Provincial foi um processo de abertura ao Espírito Santo, buscando
escutar de forma atenta e comprometida tanto o Evangelho como os irmãos, a realidade
que nos abraça e os cativos – rosto mais próximo de Jesus Redentor. Em sintonia com
nosso projeto Constitucional (COM 188, 2§) que indica que o Capítulo deve “examinar e
decidir sobre a vida religiosa, vocações e formação, apostolado mercedário, governo e
economia”, tivemos a oportunidade de avaliar a caminhada, identificar o presente e
projetar com esperança o futuro.
Recolhendo todas as contribuições num grande processo de escuta sinodal
ouvimos frades, formandos e leigos de nossas comunidades. Dessa forma, construímos o
projeto trienal, contemplando três eixos: vida fraterna, vocação e missão. Desejamos
assim redescobrir o primeiro amor (Ap 2, 4b) sabendo que somos parte de um projeto
comum “para organizar a esperança” em vista da missão redentora.
Nossa Província tem identidade, um caminho já percorrido – com acertos e
desafios – e busca revitalizar e ressignificar o carisma Mercedário em conversão
permanente e em fidelidade criativa. Após a celebração do centenário da segunda vinda
da Ordem ao Brasil, agradecemos a Deus os frutos deste grande labor missionário e
apostólico.
Finalizamos este VII Capítulo em clima de fraternidade e comunhão. Guiados pelo
Espírito Santo, que faz arder os nossos corações e nos impulsiona a nos colocarmos a
caminho, queremos continuar a ser portadores da boa nova da esperança e da liberdade
nestas Terras de Santa Cruz e além-mar, por onde o Senhor nos enviar.
Inspirados nas virtudes do grande Servo de Deus, Dom Inocêncio Lopez
Santamaria, modelo de missão e coração ardente, suplicamos a benção de Deus para fazer
frutificar tudo aquilo que foi semeado neste VII Capítulo da Província de São Raimundo
Nonato.