Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Projeto Padaria Artesanal celebrou seu primeiro ano de atuação no Distrito Federal. O evento contou com a presença do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, do Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Tiago Emmanuel, e do pároco da Paróquia Sagrado Mercês, frei Elionaldo Silva, onde o projeto teve início.
Durante a cerimônia, o Cardeal Dom Paulo destacou a relevância da iniciativa, que tem parceria com a Arquidiocese de Brasília. “Este projeto trouxe a iniciativa de São Paulo para a capital da República e, logo no início do ano, nasceu a parceria com a Arquidiocese. Nós abrimos nossos espaços, e o projeto começou aqui na Paróquia Sagrado Mercês, expandindo-se para outras partes do Brasil. Muitas pessoas já foram qualificadas e hoje podem ganhar seu pão com o fruto do seu suor, dignificando suas vidas e contribuindo para o fortalecimento da sociedade”, afirmou.
Lu Alckmin ressaltou os planos de expansão do projeto, enfatizando o impacto positivo da capacitação profissional na geração de renda. “A ideia é continuar expandindo as ações da Padaria Artesanal para atender mais pessoas e transformar vidas por meio da capacitação e da geração de renda”, declarou.
O pároco Frei Elionaldo Silva também destacou a essência transformadora da iniciativa: “Este projeto trouxe novas formas de esperança e dignidade. Foi uma grande alegria para nós sediar este dia especial de uma iniciativa que ajuda tantas pessoas.” Ele ainda agradeceu ao Cardeal Dom Paulo, reconhecendo sua liderança à frente da Arquidiocese: “Hoje, completam-se quatro anos de seu pastoreio conosco. Este foi um dos primeiros ‘sins’ que ele deu aqui, entre tantos outros, promovendo a dignidade das pessoas e o bem da nossa Arquidiocese.”
Desde seu lançamento oficial em novembro de 2023, a Padaria Artesanal já capacitou mais de 2.100 pessoas em 41 localidades do Distrito Federal, do entorno e de outros estados brasileiros. O projeto oferece formação em panificação para moradores de regiões em situação de vulnerabilidade social, com aulas sobre higiene, valor nutricional dos alimentos e técnicas de produção de pães enriquecidos e livres de conservantes químicos. Como parte das comemorações de um ano, foi lançado o site oficial do projeto, desenvolvido em parceria com o IBICT. O endereço eletrônico, padariaartesanal.ibict.br.
Créditos: https://arqbrasilia.com.br/projeto-padaria-artesanal-comemora-um-ano-de-transformacao-social-no-distrito-federal/