Blog

Vocação: uma descoberta pessoal

Categorias: Blog Vocacional

Vocação: uma descoberta pessoal

Então, o que é vocação? A palavra vocação significa evocar, ato ou efeito de chamar. Há alguém que chama! E essa ação, na vida cristã, é própria de Deus. Ele é quem chama o ser humano à vida, à santidade e a um chamado específico.

Assim, esse chamado pressupõe escuta e resposta. Logo,  quando é correspondida, leva a pessoa humana a realizar-se plenamente. 

Porém, a vocação, também, é uma descoberta que é feita ao longo da vida, mas principalmente na juventude quando estão desabrochando as primeiras decisões da vida.

Portanto, para essa descoberta, é preciso um passo. Há um filósofo chinês – Lao Tsé – que nos lembra que mesmo uma jornada de duzentas milhas deve começar com um simples passo. Logo, esse caminho em busca da descoberta vocacional começa assim, com um “step”!

E para que você compreenda mais o que é vocação, preparamos esse post para te esclarecer melhor e oferecer algumas respostas às suas perguntas.

Vocação à vida 

“Façamos o homem…” essa palavra foi proferida na criação (Gn 1,26). Deus criou todas as coisas e, por fim, o homem – sua obra prima! E o verbo na terceira pessoa do plural – façamos – comprova que Ele não estava sozinho. 

Por conseguinte, há duas afirmações muito importantes nessas três palavras: o homem foi criado por Deus e Deus não estava sozinho. Eis nossa primeira vocação: chamados à vida. 

Assim, não importam a nação, o gênero ou as circunstâncias. Fomos chamados à vida! E nossa vida é um presente de Deus desde sempre.

Deus não nos criou sozinho, logo não somos chamados ao isolamento! Nossa vocação está para o relacionamento, que começa na família

Logo depois “O Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem”(Gn 1,22). O homem não estava sozinho, havia uma comunidade: ele, outro semelhante a ele e a própria natureza. 

Que graça! Veja o que é vocação: somos chamados à vida com outros que nos são semelhantes. Isso é motivo de alegria. Esse é o primeiro momento de descoberta vocacional para qualquer pessoa! Sou chamado à vida. 

Chamados ao amor 

“À nossa imagem e semelhança…” (Gn. 1,26). Assim continua o versículo que fala sobre a criação do homem. Deus o fez diferente de todas as outras criaturas, lhe concedeu uma imagem e semelhanças divinas, O que é vocação a partir desse texto?

Em que nos assemelhamos a Deus? Será nossa fisionomia? Não é a aparência que nos torna parecidos com Deus, mas algo muito maior. Diz São João: Deus é amor! (cf. I Jo 4). Se Deus é amor em sua essência e nos fez semelhantes a Ele, logo amor é a essência da nossa vida e da nossa vocação. Bem falou Santa Terezinha: “Minha vocação é o amor”.

Portanto, o próximo passo nessa caminhada de descoberta sobre o que é vocação é saber que o amor faz parte da nossa vida. E  amor, na vida cristã, é sinônimo de santidade. Logo a santidade faz parte do chamado a partir da vivência do amor. Não há amor sem santidade e o contrário também é verdadeiro.

Além de nos criar, nos amar, Deus também nos elevou a filhos (as) pelo batismoEsse sacramento nos abre a porta para a comunhão plena com Deus! Nos proporciona a vida na graça, nos salva e nos capacita para toda obra. Com ele descobrimos que nossa vida tem uma missão. 

Inquietados por Deus 

O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar” (Gn 12,1). Mas o que é vocação em Abraão.  Ele não sabia o que Deus o reservava, mas foi inquietado por Seu pedido e seguiu a intuição. E a vida de Abraão tornou-se um grande modelo de fé para o povo de Deus.

Assim como Abraão, há momentos em que nos sentimos inquietos. Desejamos algo mais do que um trabalho, um curso superior ou um relacionamento; investimentos que são bons e úteis à vida humana, mas não nos completam totalmente, não têm todas as respostas que nossa vida precisa. 

Ou seja, há momentos que a Voz de Deus nos surpreende,  nos persegue em todos os lugares, nos convidando, de uma forma diferente e única, a seguirmos uma intuição, a descobrirmos a forma de servir a Quem tanto nos ama, não apenas fazendo coisas, mas com a própria vida.

No entanto, para doar a vida através de um chamado é preciso, antes de tudo, descobrir que chamado é esse, a que Deus me chama e como posso respondê-lo? 

Mas você não está sozinho nessa caminhada. O primeiro interessado em que você encontre uma resposta é o próprio Deus.

Então, é preciso colocar-se a caminho! E o primeiro passo você já deu aqui neste post. O segundo é a oração constante, a escuta da Palavra de Deus e o encontro com Cristo nos sacramentos.

Esses gestos irão conduzir sua vida, e as respostas a todas as perguntas irão fluir do seu coração.

Se você tem dúvidas sobre o chamado vocacional, acesse o nosso conteúdo: Chamado vocacional: existe um para mim?